segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Em defesa da natureza: Queimados recicla óleo de cozinha usado

Queimados está empenhado na preservação do Meio Ambiente e dá o pontapé inicial com a coleta do óleo de cozinha para reciclagem. A ação teve início durante o Festival de Verão e se prolongou pelos dias de Carnaval. Os barraqueiros do evento e comerciantes recolheram em garrafas pet todo o óleo utilizado nas frituras de salgadinhos e pestiscos O material está sendo recolhido e repassado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente à ONG Instituto Ambiental Reciclar, encarregada de dar destino final ao produto. Em breve as escolas municipais da rede vão aderir ao projeto; por meio de gincana, alunos também recolherão o óleo usado nas unidades e entregarão o material para ser reciclado.

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimento, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Os prejuízos podem ser ainda maiores se atirados ao solo. O óleo impermeabiliza o solo, dificultado o escoamento das águas. Sem falar que um litro de óleo polui mais de 10 mil litros de água limpa, por um período de 14 anos. A contaminação da água encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento.

Segundo o secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Getulio de Moura (foto), o projeto de coleta de óleo para reciclagem está sendo implantado em Queimados, e em breve se estenderá à rede municipal de ensino. "Precisamos preservar o Meio Ambiente e para isso a reciclagem é uma forte aliada. A rede municipal de ensino também vai participar do projeto e as crianças aprenderão a importância da preservação do meio ambiente e poderão levar para a escola o óleo usado de suas casas", disse. Um dos produtos que podem ser feitos em casa a partir do óleo de cozinha usado é sabão em pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.