quarta-feira, 18 de março de 2009

Queimados é a primeira cidade do Estado a realizar lançamento da I Conferência Municipal de Segurança Pública


A Prefeitura Municipal de Queimados foi a pioneira a realizar, nesta quarta-feira, 18/03, no Teatro da Escola Municipal Metodista , o lançamento da Primeira Conferência Municipal de Segurança Pública. O Prefeito Max Lemos (PMDB) e o Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito do município, Cel. Carlos Norberto Mendes, receberam o criador do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (BOPE), o Tenente Coronel Paulo César Amêndola, para darem início às atividades referentes à Conferência.

Na ocasião, diversas autoridades estiveram presentes e pontuaram questões importantes como a inserção da população nas decisões das políticas públicas de segurança, assim como a relevância de idealizar mecanismos de apoios e captação de recursos para atender e resolver as peculiaridades do município. Para o Tenente Coronel Amêndola, a participação da sociedade e a integração dos esforços dos poderes se tornam a solução efetiva para os problemas, em especial, na diminuição do índice de criminalidade. ''É possível obter resultados de sucesso em segurança, basta observar a cidade de São Caetano, em São Paulo, após a integração da sociedade e instituições responsáveis, o índice de violência caiu em 40%.'', destaca o coronel.

"Segurança em alta, nesta luta você faz falta” será o tema da conferência que acontecerá nos dias 09 e 10 de maio em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania Integrada (PRONASCI) e apresentará sugestões de diretrizes integradas de segurança pública com o Governo Federal. Além da implantação da Guarda Municipal e o Destacamento do Corpo de Bombeiros, outro assunto importante a ser abordado será a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que consistirá na união de órgãos competentes de outras esferas como: Polícia Estadual e Defesa Civil com os correspondentes do município.


O respeito aos direitos humanos e a melhoria das ações de repressão da polícia também foram citados como pontos importantes a serem tratados na Conferência, além de apresentar a segurança como questão de cidadania e convivência. Os assuntos abordados no lançamento e no evento em maio, serão levados para as discussões estaduais e - posteriormente - federais.
De acordo com a subsecretária de Segurança, Transporte e Trânsito, Cristina Quaresma, a implantação do GGIM será de extrema relevância não apenas para receber o subsídio do Governo Federal – para manutenção do sistema gestor –, mas também para agilizar e otimizar as demandas de cada bairro. ‘’Já formamos a comissão de organização municipal para debater com a população as questões referentes à segurança na conferência, 30% será formada pelos gestores do município, 30% pelas entidades de classe e 40% pela sociedade civil’’, declara a subsecretária.


A conferência é uma iniciativa do Ministério da Justiça, financiada pelo PRONASCI em parceria com a Prefeitura Municipal de Queimados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.