terça-feira, 24 de março de 2009

Queimados realiza gincana para reciclar óleo usado

Crédito da foto: Simone Silva/PMQ
A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Queimados em parceria com a empresa Ecoleta iniciou na manhã desta terça-feira, 24 de março, um projeto de gincanas com os alunos das 29 escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é coletar óleo de cozinha usado para ser reciclado. A estréia da gincana aconteceu na Escola Municipal Scintilla Excel (Travessa Campo Alegre, s/n, bairro Belmonte).

Os estudantes também vão participar de um concurso para a escolha do nome do projeto. O aluno mais criativo receberá como prêmio um passeio a um parque aquático e um brinde surpresa. A escola vencedora da gincana será premiada com TVs, DVDs e equipamentos esportivos como bolas de basquete, redes de vôlei, entre outros.

O montante do óleo de cozinha arrecadado será recolhido pela empresa Ecoleta que, através de parceria com a indústria química Idroveg, vai utilizar o produto como matéria prima para a fabricação de biodiesel e tinta de parede. Durante a apresentação do projeto às escolas, que vai até o dia 14 de abril, equipe da empresa Ecoleta encena esquete teatral alertando sobre problemas causados ao jogar óleo de cozinha usado na pia. Com duração de 15 minutos, a peça é encenada num palco improvisado no formato de cozinha de uma casa.

Segundo o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Getulio de Moura, o projeto de coleta de óleo no município tem caráter totalmente ecológico e por ser auto-sustentável poderá ser realizado o ano inteiro. "A reciclagem é uma das melhores maneiras de preservação. Realizar gincanas nas escolas é uma forma de alertar as crianças de que não se deve jogar óleo usado na pia ou no solo", destacou o secretário.

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao Meio Ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Os prejuízos podem ser ainda maiores se jogados ao solo. O óleo impermeabiliza o solo, dificultado a escoação das águas. Sem falar que um litro de óleo polui mais de 10 mil litros de água limpa, por um período de 14 anos. A contaminação da água encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.