quinta-feira, 28 de maio de 2009

Estudantes de Queimados realizam blitz educativa no trânsito da cidade

Cerca de 150 alunos da rede municipal de ensino do município de Queimados realizaram nesta quarta-feira, 27 de maio, das 9h às 16h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro do município. As crianças conversaram com motoristas e pedestres e distribuíram folders explicativos sobre segurança no trânsito. O objetivo da ação foi chamar a atenção de todos para que ajam com prudência e cautela no trânsito, evitando acidentes. A idéia surgiu após a realização do projeto “Educação de Trânsito se aprende na escola” da concessionária Nova Dutra desenvolvido com todos os professores dos 33 municípios adjacentes à Rodovia Presidente Dutra.



Para o motorista Ricardo Barbosa, 26 anos, a iniciativa das crianças é válida para deixar motoristas e pedestres conscientes de seus deveres no trânsito. “É muito bacana ver crianças engajadas por um trânsito mais humanizado, conscientizando nós motoristas e os pedestres de que cada um tem a hora certa para parar e seguir. Adorei a iniciativa”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Educação de Queimados, Lenine Lemos, o objetivo da blitz é conscientizar as crianças da importância de se ter atenção na hora de atravessar a rua na faixa de segurança, do uso do cinto de segurança, além de transformá-los em multiplicadores dessa mensagem junto a seus familiares. “A criança quando aprende, transforma-se em multiplicador, ensinando familiares e amigos. Sem contar que quando praticado, o aprendizado se torna maior”, frisou Lenine.

Durante o evento, a equipe do projeto “Arte nas Escolas” que leva música popular para crianças da rede municipal de ensino parodiaram várias músicas chamando sempre a atenção para a humanização do trânsito. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde também esteve na praça aferindo pressão e exame de prevenção ao câncer bucal.

O programa desenvolvido pela Nova Dutra oferece conteúdo didático exclusivo aos professores, levando em consideração a transversalidade entre as matérias. Ou seja, um mesmo assunto pode começar a ser tratado pela professora de história e prosseguir na aula de Geografia, unindo tradicionais informações sobre trânsito e cidadania. O programa treina os professores e são eles que trabalham com as crianças em sala de aula. A concessionária oferece gratuitamente material de apoio aos educadores e cartilhas a todos os alunos que participam do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.