terça-feira, 26 de maio de 2009

Queimados quer imunizar 100% do gado contra febre aftosa

A primeira fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa termina no próximo dia 30. Com objetivo de imunizar 100% do rebanho bovino de Queimados, equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura estão trabalhando arduamente, até mesmo aos sábados e domingos. Até o momento cerca de 1.500 cabeças de gado já foram imunizadas no município.

Para as duas fases de vacinação, que ocorrem em maio e novembro, foram adquiridas cinco mil doses da vacina contra a doença. O município possui rebanho de 2.500 cabeças de gado distribuídas em 82 propriedades. Na tarde da última segunda-feira, 26 de maio, o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura, Carlos Roberto de Moraes (foto), acompanhou de perto a vacinação no sítio São Sebastião, localizado no bairro Santo Antônio. “Queremos imunizar 100% dos animais e como a vacinação é feita gratuitamente, acreditamos que nossa meta será alcançada. Também estamos trabalhando direto, sem folga nem mesmo nos finais de semana”, destacou o secretário.

A proprietária do sítio São Sebastião, Ingrede Silva de Almeida, de 29 anos, lida há 11 com rebanho bovino e nunca deixou de participar da campanha de vacinação. “Imunizar o gado contra a aftosa é muito importante, e no meu caso, que trabalho com a comercialização da carne, a vacina se torna extremamente necessária. O diferencial em Queimados é que o serviço é gratuito e assim todo mundo pode vacinar seu gado”, frisou Ingrede.

De acordo com o zootecnista da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, Tarcisio Moura, Queimados nunca registrou nenhum caso de febre aftosa e em todo o Rio de Janeiro a doença não é diagnosticada há 12 anos.

A febre aftosa é uma doença extremamente infecciosa. O Vírus se isola em grandes concentrações no líquido das vesículas que se formam na mucosa da língua e nos tecidos moles em torno das unhas. A elevação da temperatura e a diminuição do apetite são os primeiros indícios da infecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.