terça-feira, 16 de junho de 2009

Queimados pretende imunizar cerca de 12 mil crianças contra paralisia infantil

Com o slogan “Contra a paralisia infantil não se pode vacilar”, começa neste sábado, 20 de junho, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), que acontecerá em 42 unidades, entre postos de saúde, escolas, igrejas, Programas de Saúde da Família (PSF) de Queimados. As unidades vão funcionar das 8h às 17h. Nos mesmos locais também será feita a pesagem dos beneficiários do Programa Bolsa Família.

A Secretaria Municipal de Saúde de Queimados pretende imunizar nesta primeira etapa de vacinação cerca de 12 mil crianças menores de cinco anos. As crianças que estiverem com a vacinação incompleta ou necessitando de complementação poderão ser vacinadas, também, contra a Hepatite B, a Difteria, o Tétano, a Coqueluche e o Hib (Tetravalente), o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola (Tríplice Viral), mas apenas nos postos de saúde.

Dados do Ministério da Saúde dão conta que o último caso de poliomielite no Estado do Rio de Janeiro foi em 1987, no Município do Rio de Janeiro (Santa Cruz), e no Brasil foi em 1989 (Município de Souza, na Paraíba). Graças ao esforço que vem sendo feito pela Prefeitura Municipal de Queimados, o município erradicou a doença.

“Os pais precisam ter consciência de que não existe tratamento para a paralisia infantil e somente a prevenção com a vacina, pode garantir a proteção da criança contra a doença. Por isso é tão importante que as crianças menores de cinco anos sejam levadas aos postos de saúde para tomar a vacina, que não tem contra-indicação. As crianças podem tomar a vacina mesmo que estejam com tosse, gripe ou diarréia”, informou o secretário de Saúde de Queimados, Ismael Lopes.

É importante lembrar que os pais devem levar a caderneta de vacinação aos Postos de Saúde para colocar em dia a vacinação dos filhos e os beneficiários do Programa Bolsa Família que este ano ainda não foram pesados para o acompanhamento da saúde deverão comparecer aos postos levando o seu cartão do Bolsa Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.