sexta-feira, 3 de julho de 2009

O inverno em Queimados promete ser quente

A estação mais fria do ano promete ser bem quente em Queimados, regada a várias atividades culturais, educacionais e esportivas. Serão cerca de 20 dias de atividades como apresentações de grandes peças teatrais, concurso de bandas e fanfarras de vários municípios do Estado, mostra de curtas metragens do cinema nacional, jogos de Futebol de Areia, entre outras.

O tempo começa a esquentar no dia 03 de julho. O Teatro Municipal do Colégio Metodista será palco do I Festival de Inverno da cidade. Do dia 03 de julho ao dia 19 serão apresentadas várias peças teatrais de peso para servidores e alunos da rede municipal de ensino. Entre as obras está “O Oco do Toco”, com supervisão de Cininha de Paula, e “Über, a Comédia”, com o ator Luiz Salem.

No dia 05 de julho acontece o Primeiro Concurso de Bandas e Fanfarras de Queimados. O evento será realizado na Praça dos Eucaliptos, no Centro, a partir das 9h. O evento reunirá 1.720 integrantes de 21 corporações musicais oriundas de diversos municípios do Estado. Serão disputados troféus nas categorias Tambor Juvenil e Sênior, Marcial, Gatilho e Fanfarra Simples. O concurso é realizado através de uma parceria da Prefeitura de Queimados em parceria com a Associação de Apoio às Bandas e Fanfarras Estaduais (AABAFERJ).

No dia 08 de julho, também na Praça dos Eucaliptos, às 18h30 e 20h, a Central Única das Favelas (CUFA), através da Mostra CineCufa, apresentará dois curtas metragens. Com o objetivo de democratizar a Sétima Arte, o CineCufa é um festival internacional de cinema que exibe somente produções criadas por moradores e legítimos representantes das favelas. Não apenas do Brasil, mas do mundo.

A partir do dia 13 de julho a Praça dos Eucaliptos será transformada em uma grande arena onde será disputado o Campeonato de Futebol de Areia da cidade. Mais de 30 equipes disputarão nas categorias amador, veteranos, infantil e estudantil. Serão 30 dias de competição que acontecerão nos três turnos (manhã, tarde e noite). Nos fins de semana a arena também será utilizada por equipes de vôlei.

Serviço:

Peças teatrais, no Teatro Escola Metodista:
Dia 02 e 19 – O Oco do Toco – 18h

O espetáculo é baseado no livro homônimo dos autores Vinícius Dônola e Roberta Salomone, e está em cartaz em todo o Brasil desde 2007. A história se passa em uma seringueira que funciona como escola para insetos que se unem para salvar a árvore de uma moto-serra. Liderados pelo vaga-lume Vaguinho os bichos precisam criar estratégias para vencer o inimigo.
Entre os 10 jovens que compõem o elenco, estão Tiago Salomone, o Laerte da novela “Sete Pecados”, e Thadeu Matos, o Bruno de “Senhora do Destino”, ambas novela da Globo.

Dia 03 – Comédia no Ventilador – 20h
A peça teatral Comédia no Ventilador é uma verdadeira farra de atores! Um espetáculo que une os principais estilos de humor de uma só vez, passando pelo besteirol, paródia, anedotas, satnd-up comedy, humor político entre outras características que irão arrancar gargalhadas do público. Dirigida por Gil Sérgio Botelho, a peça tem no elenco, Miguel Nader, Raphael Carvalho e Paulo Fernando Mello.

Dia 04 – Pluft, o fantasminha – 16h
Com texto de censura livre, Pluft, o Fantasminha é um dos maiores sucessos da escritora Maria Clara Machado. A peça conta a historia de um fantasminha que tinha medo de gente. Ele morava no sótão de uma casa abandonada na praia, com sua mãe e seu tio. Um dia aparecem por lá três marinheiros, à procura da neta do grande capitão Bonança que havia sido raptada pelo terrível pirata, perna de pau, que estava em busca do tesouro do avô de Maribel. Durante o sequestro da menina Maribel, Pluft descobre como é a passagem da vida de filhote de fantasma para o mundo dos fantasmas adultos. Um mundo assustador, assombrado por gente de todo tipo, mas que acaba seduzindo o curioso fantasminha. A direção do espetáculo é de Luiz Antônio do Nascimento e no elenco estão Daniel Torres, do “Toma Lá da Cá”, Heslander Vieira, Felipe Roupa, Matheus Landim e Ana Elisa.

Dia 05 – Capitães de Areia – 20h
A peça “Capitães de Areia” é um texto de Jorge Amado, adaptado por Bia Oliveria e Mariana Costantini. O espetáculo relata com beleza e força a realidade dos meninos de rua e tem a Capoeira como pano de fundo. No elenco, João Vithor, que atua na novela Chamas da Vida, e Rodrigo Simas, que trabalha na novela Poder Paralelo, ambas da Rede Record. O grupo Capoeira Brasil participa do espetáculo.

Dia 06 – Circo Baixada – 14h e 18h
Inaugurado em 2003, sob o patrocínio da Fundação Terre des Hommes, da Suíça, o pólo de atividades do Circo Baixada atende crianças e jovens, entre 7 e 17 anos. Em suas cinco lonas são desenvolvidas atividades educativas, culturais e esportivas, através de oficinas de artes circenses – nas modalidades acrobacias aéreas (trapézios, tecidos etc.), solo (pirâmides, acrobacias etc.), equilíbrio (como perna-de-pau, malabares e monociclo) e saltos (trampolim e cama elástica, por exemplos), dança, teatro e meio ambiente, incluindo oficinas de reciclagem e uma horta comunitária. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h.
As crianças e jovens atendidos pelo projeto não participam apenas dos cursos. Eles são co-produtores do espetáculo anual do circo, montado em espaços culturais, como o Sesc de Nova Iguaçu e o Teatro Escola Marlice Margarida, em Queimados. Numa versão com menos números, ele é montado em palcos alternativos, como escolas da região.

Dia 07 – O Médico a Força – 18h e 20h
A peça é uma adaptação do texto de Moliére e conta as aventuras de Sganarelo, um lenhador simples e rude que por uma vingança de sua esposa é obrigado a se passar por médico e curar a filha de um rico fidalgo. Apresentada pela Companhia Teatral Queimados Encena, o espetáculo é embalado por canções folclóricas, e tenta passar para o público a lição de como uma mentira pode causar grandes confusões. Direção de Marcelo Viégas e Maria Laura Chincanelli. O elenco é formado por Braian Carvalho, Elaine Ferreira, Marcella Carvalho, Marcelo Viégas, Maria Laura Chicanelli, Leandro Santanna, Rafael Rodrigues, Uel Barros e Célio Barbosa.

Dia 08 – Hi 5 Cinco Sentidos – 14h e 18h
A produção musical infantil é um espetáculo que transpõe para o palco o seriado exibido no Brasil pelo canal a cabo Discovery Kids. Os personagens foram criados por Helena Harris. Sob a direção de Vitória Vallente, o espetáculo apresenta um show de luzes e cores conduzido de uma maneira gostosa e divertida. No elenco, Dharckson Tavares, Duda Lacerda, Isabelle Perrut, Kelly Maurelli e Thalyssomn Pereira.

Dias 11 e 17 – Sonhos de Liberdade – 20h
O grupo teatral “Nós, Por Exemplo” está realizando um espetáculo didático cultural sobre a Inconfidência Mineira, ocorrida no século XVIII, em Minas Gerais. A peça, adaptada pelo também diretor Wilson Freire, reúne textos de Geir Campos, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade. No palco, os atores César Brás, Cláudio Moreira, Diva Lúcio, Iago Sobrinho, Jane Rosa, Jorge Freire, Juliana Silva, Léo Pereira, Rodrigo Castro e Wilson Freire e Uel Barros.

Dia 16 – Über, a Comédia – 20h
Über é uma expressão alemã que destaca o que é mais que demais! O máximo! Pode ser alguma coisa, algum lugar, um jeito de ser, de estar ou de contar! Com direção geral de Stella Miranda, Os atores Luis Salem e Alcemar Vieira encenam o espetáculo que amplia o conceito Über, mergulhando no fértil terreno das possibilidades do lado B. Uma radiografia bem humorada do comportamento decorrente da impossibilidade do homem lidar com sua própria dualidade. Uma comédia conectada ao que há de mais Über.
O espetáculo convida a platéia a um divertido passeio pelo universo das veladas intenções, opções e vocações. Em cena personagens contemporâneos vivem situações limite que revelam o lado oculto de suas personalidades. O texto de Salem ressalta as hilárias reações geradas a partir das variações do humor ou do simples desejo de “dar uma virada no jogo”. Sublinhando a comicidade de acontecimentos cotidianos, o espetáculo propõe uma despretensiosa reflexão por diversos lados: o lado que se vê, o lado que se esconde e o lado que é impossível controlar.

Concurso de Bandas e Fanfarras:
Data: 05 de julho
Local: Praça dos Eucaliptos
Horário: a partir das 9h

Cine Cufa
Data: 08 de julho
Local: Praça dos Eucaliptos
Horário: 18h30 e 20h

Futebol de Areia:

Data da abertura: 13 de julho
Local: Praça dos Eucaliptos
Horário: 10h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.