sexta-feira, 10 de julho de 2009

Queimados realiza VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados realiza a 6ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente neste sábado, 11 de julho, a partir das 9h no teatro da Escola Municipal Metodista. O evento visa democratizar os espaços públicos e políticos em prol da elaboração e discussão de diretrizes de proteção e promoção de direitos. Haverá ainda apresentação dos artistas do Circo Baixada e AIACOM (Armazém de Ideias e Ações Comunitárias).

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) definiu como tema deste ano para as Conferências Municipais, Estaduais e Nacional o debate sobre a construção e consolidação das diretrizes da Política Municipal e do Plano Decenal. A ideia é que seja cumprida uma determinação onde a política de atendimento dos direitos deverá ser executada através de um conjunto de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

O CONANDA também definiu cinco eixos que deverão nortear os encontros e posteriormente a construção de um Plano Nacional. Os eixos serão analisados através da formação de grupos de trabalhos. São eles: Promoção e Universalização dos Direitos em um Contexto de Desigualdades, liderado pelo professor Rogério Silva Santos; Proteção e Defesa no Enfrentamento das Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, dirigido pelo representante do CRIAM de Nova Iguaçu, José Botelho; Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, sob a supervisão de Tiana Sento Sé, representando o CONANDA ; Participação de Crianças e Adolescente nos Espaços de Construção da Cidadania, liderado pela representante do Circo Baixada, Simone Pires e Gestão da Política, apresentada pela representante da Secretaria Municipal de Saúde de Queimados.

Para a secretária municipal de assistência social, Gilda Baltar, iniciativas como as apresentadas no encontro são muito importantes para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes da cidade. “É preciso encarar o desafio de integrar a sociedade civil e os órgãos governamentais para construírem em conjunto as políticas públicas municipais voltadas para infância e adolescência”, ressalta a secretária.

Serviço: A Escola Municipal Metodista fica na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, no bairro Vila Pacaembu, s/nº

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.