sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Primeira Conferência Municipal de Queimados reúne profissionais de educação para definir diretrizes educacionais da cidade

A Secretaria Municipal de Educação de Queimados realizou nesta quinta-feira, 10 de setembro, a Primeira Conferência Municipal de Educação, no Teatro da Escola Municipal Metodista. O principal objetivo do evento, que acontece até o dia 12 de setembro, é elaborar o Plano Municipal de Educação da cidade.

O Plano Municipal de Educação é resultado da junção de um diagnóstico da educação municipal dos últimos dez anos e das metas a serem atingidas na próxima década. O primeiro dia do encontro foi marcado pela palestra da professora da Faculdade de Educação da UERJ, Dinair Leal, que destacou a importância da gestão democrática da educação e da necessidade de se elaborar uma política pública educacional e não apenas um plano de governo. Na ocasião, a professora frisou a necessidade do acompanhamento e participação da sociedade das ações governamentais. “É preciso exigir atitude dos políticos e não apenas cobrar deles a educação de nossos sonhos, mas para isso é preciso acompanhá-los. Sabemos também que não basta falar de educação de qualidade, precisamos qualificar todos os envolvidos e para isso a participação e empenho de todos são indispensáveis”, afirmou Dinair.

Para o secretário de educação, Lenine Lemos, a Primeira Conferência é um momento histórico não apenas por conta da elaboração do Plano Municipal de Educação, mas também pela possibilidade de discutir com os profissionais e com a sociedade civil as mais importantes e variadas questões educacionais. “Nós pensamos numa educação como um todo, em todas as redes de ensino. Acreditamos que quando se planeja a educação é possível, dentre outras inúmeras realizações, fazer ou reconstruir um ambiente infinitamente melhor”, declarou o secretário.

A Conferência Municipal de Educação vai até sábado, 12 de setembro, e estarão em pauta as questões referentes à aprovação do regimento interno, educação infantil, educação fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e superior, educação especial, educação de jovens e adultos, além da valorização profissional e gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.