quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Queimados reúne pais e educadores para apresentar Núcleo de Interação Família – Escola

A Secretaria Municipal de Educação de Queimados realizou nesta quarta-feira, 30 de setembro, um encontro no Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha para apresentar aos pais de alunos e educadores da rede municipal de ensino o projeto Núcleo de Interação Família – Escola (NIFE). O projeto faz parte de uma ação para promover uma educação ampla e de qualidade, além de estreitar os laços entre família e escola dos alunos da rede municipal com alguma dificuldade relacional, não portadores de necessidades educacionais especiais.

A queimadense e coordenadora do projeto, Mariza Bernardo, já havia implementado o Núcleo no município de Angra dos Reis e, devido aos bons frutos que rendeu para a cidade, resolveu apresentar a proposta de desenvolvê-lo em Queimados. Para a pedagoga e idealizadora do NIFE, um dos principais objetivos do projeto é fazer com que os alunos vivenciem, na íntegra, valores éticos e morais no ambiente escolar diretamente integrados com suas famílias.

“O Núcleo vai nos proporcionar a possibilidade de saber o que realmente atrapalha ou impede o desenvolvimento do aluno. Geralmente onde aparece a violência não é o local do foco da questão. A indisciplina é uma forma da criança manifestar o problema que a família não detecta ou não tem como solucionar”, esclarece Mariza.

De acordo com o secretário de Educação de Queimados, Lenine Lemos, é importante frisar que os alunos não serão afastados ou excluídos das escolas e, com a implantação do projeto, os problemas serão resolvidos de maneira mais eficaz e direcionada.

“Atualmente os professores são sobrecarregados ao desempenhar duas funções: educadores e pais. Não podemos mais permitir que isso aconteça, precisamos trazer os pais dos alunos para perto de nós e fazer com que eles acompanhem o desenvolvimento de seus filhos”, destacou o secretário.

O NIFE vai criar bancos de dados, clube de famílias (formado por representantes das escolas municipais e famílias dos alunos) e, além disso, serão organizados encontros e seminários das famílias nas escolas, reuniões e visitas às instituições de ensino e casas dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.