terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Mais de 200 empresários e comerciantes participam de palestra sobre Sistema Público de Escrituração Digital e Nota Fiscal Eletrônica em Queimados

Os mais de 200 empresários e comerciantes da Baixada Fluminense assistiram nesta terça-feira, 19 de janeiro, a palestra Sistema de Escrituração Digital e Nota Fiscal Eletrônica, apresentada pelo, também empresário, Dante Barini Filho, em Queimados. O objetivo da palestra foi apresentar e esclarecer dúvidas sobre a nova tecnologia que desde 2009 já está inserida em diversos setores.

Durante o evento Barini apresentou o novo sistema, que apesar de estar inserida em setores como de serviços, produtos, indústria, lazer, cultura, comércio e outros, ainda está em fase de adaptação. “Aproximadamente 70% dos empresários do Brasil ainda não estão com o fisco informatizado. Agora com a era digital não será mais preciso obter a nota fiscal física, nem imprimir será mais necessário”, revelou o empresário, acrescentando que a tecnologia está sendo aplicada no Sistema Público de Escritura, que engloba emissão de nota fiscal, escrituração contábil e fiscal. O SPED, como é conhecido, significa Sistema Público de Escrituração Digital.

A Nota que já é obrigatória desde abril de 2009 para setores como fabricantes de automóveis, tintas, medicamentos, bebidas alcoólicas, refrigerantes, e garrafas PET, passará a ser obrigatória para os demais setores a partir de novembro de 2010. Para regularizar os pontos de venda (caixas de super mercado e lojas de conveniência, por exemplo) as empresas terão até o dia 31 de março, quando deverão realizar a substituição do sistema antigo pelo programa aplicativo fiscal emissor do cupom fiscal.

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é emitida e armazenada eletronicamente, tem existência apenas digital e serve para registrar a circulação de mercadorias ou prestação de serviços entre empresas e o fisco, com possibilidade de a fiscalização tributária autorizar ou rejeitar a NF-e em tempo real. A Nota integra o projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que pretende substituir a emissão de livros e documentos contábeis e fiscais em papel por documentos eletrônicos, com certificação digital.

De acordo com Dante Barini, nenhum país do mundo possui um programa digital de fisco como o do Brasil. Ainda segundo ele, alguns países até já iniciaram alguns testes com outros softwares, porém a tecnologia ainda é bem inferior comparada com a brasileira. “É claro que toda a mudança faz parte de um processo que não será necessariamente curto, mas os fatos comprovam que é bastante viável e prático. Vale lembrar que nos dias de hoje apenas 10% dos contribuintes brasileiros não declaram o imposto de renda pela internet. É uma questão de adaptação”, concluiu Barini.

O encontro foi uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Queimados com o Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu (Sincovani), Câmara de Dirigentes Lojistas de Queimados e Associação Comercial e Industrial de Queimados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.