terça-feira, 13 de abril de 2010

Queimados trabalha prevenção contra riscos de deslizamentos de terra

A Prefeitura de Queimados iniciou nesta segunda-feira, dia 12 de abril, uma campanha de prevenção contra riscos de deslizamentos em encostas dos morros e de conscientização da população sobre construções de casas irregulares em áreas de risco. Através de uma parceria entre a Defesa Civil e as Secretarias Municipais de Obras e Meio Ambiente, as ações de prevenção têm o objetivo de alertar a população sobre os riscos de construções irregulares em áreas de preservação ambiental e em locais de encostas e beira de rios.

A ação, que conta com a visita de técnicos e fiscais da Prefeitura, já interditou cerca de 80 casas por se encontrarem em locais de risco. Desde o dia 5 de abril o município de Queimados foi assolado pelas fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Rio. Os bairros Parque Eldorado, Santa Rosa, Inconfidência, Morro da Caixa D’Água e Centro foram os mais atingidos. Além de pontos de alagamentos, aconteceram deslizamentos de encostas nos bairros Morro da Torre, Caixa D’Água e Inconfidência. Cerca de 40 famílias ficaram desalojadas no período de chuva mais intenso.

Por iniciativa da Prefeitura, 70 famílias moram temporariamente em casas alugadas. As famílias fazem parte do Aluguel Social, na qual a Prefeitura arca com as despesas no valor de R$ 250,00 reais por mês. Após o prazo de quatro meses, as famílias terão prioridade na aquisição de casas através de programas habitacionais.

O prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, que acompanhou as visitas dos técnicos da Defesa Civil nos morros da Caixa D’Água, da Torre, da Paz, entre outros locais de risco, considera importante a participação da população na denúncia de construções irregulares em morros e encostas.

“Pedimos à população que denunciem os casos de construção irregular entrando em contato com a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente. O trabalho de fiscalização e prevenção é fundamental para que não ocorram às mesmas tragédias do município do Rio. Por isso, criamos um programa habitacional para facilitar o sonho da compra da casa própria”, ressaltou Max Lemos.

A Prefeitura de Queimados está tomando medidas urgentes para evitar que tragédias como a que assolou Niterói aconteça em Queimados. Entre as medidas está a proibição de construção de imóveis sem autorização prévia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, notificação das construções em áreas de risco, foi criada uma comissão de técnicos para agir em caso de emergência, a Defesa Civil está sendo equipada, entre outros.

Para acionar os órgãos responsáveis pela fiscalização, basta entrar em contato pelo telefone da Defesa Civil 2665-7749 ou da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Semurma) 2665-7794.

Um comentário:

  1. Parabens em proibir o trabalho dos cavalos/carroças como meio de transporte na cidade de Queimados ! Cristina-SP.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.