sexta-feira, 21 de maio de 2010

Queimados sedia Encontro Municipal de Cultura

Queimados foi sede nesta sexta-feira, 21 de maio, do Encontro Municipal de Cultura na Região Metropolitana. O evento foi realizado, no Projeto Circo Baixada (Rua O, 2.597, Fanchen), das 9h às 16h, e teve como objetivo dar prosseguimento ao processo de construção do Plano Estadual de Cultura. Iniciado no ano passado, através de reuniões regionais com as Secretarias Municipais de Cultura, a implantação do Plano Estadual pretende definir uma política pública de longo prazo voltada à cultura da Baixada Fluminense.

Com a presença de gestores públicos, agentes culturais e artista, a reunião buscou diagnosticar as principais potencialidades e carências culturais da região e passá-las para representantes da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). A idéia é identificar os principais atrativos culturais da região para elaborar projetos e programas culturais que beneficia a população.
Para o coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Delmar Cavalcante, a reunião servirá de base para a construção de um plano de cultura que atenda de fato a população a que se destina. “Estamos realizando esses encontros com intuito de fortalecer a cultura de cada região. Com uma política pública de cultura estruturada podemos definir metas e prioridades para cada projeto desenvolvido. Um bom diagnóstico faz com que haja ações mais consistentes”, comentou o coordenador.

De acordo com o secretário de Cultura de Queimados, Jonathas de Bragança Quintanilha, o Garré, o Encontro Municipal Cultural é uma iniciativa inédita do governo do Estado. “A iniciativa é ótima porque debatemos sobre as questões ligadas à cultura. Através desse encontro podemos fazer uma boa análise da atual situação cultural da cidade e, consequentemente, elaborar projetos culturais interessantes”, enfatizou Garré, completando que pretende resgatar a cultura popular através de atividades culturais ligadas à música e à dança.

O próximo Encontro Municipal de Cultura acontece no dia 26 de maio, quarta-feira, em Magé. Nas etapas seguintes aos encontros, a SEC irá promover reuniões de âmbito regional, que são as Conferências Regionais de Cultura, para aprofundar o diagnóstico regional e definir prioridades e programas para todo o Estado.

Um comentário:

  1. Eu venho por meio desta em primeiro lugar o meu agradecimento em ter a oportunidade de conversar com vocês em segundo quero apresentar-lhe o meu sonho que é um Centro Cultural de Caráter Religioso em Queimados.
    se por acaso vocês queira saber do assunto entra em contato com mingo no meu g-mail:ademilson.a.oliveira@gmail.com

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.