terça-feira, 1 de junho de 2010

Queimados é pioneiro na Baixada Fluminense a receber o programa "Estrada de Produção"

Queimados recebeu nesta segunda-feira, 31 de maio, três maquinários agrícolas, através do Programa “Estrada de Produção” – uma parceria entre o governo do Estado e prefeituras do Rio de Janeiro. O município foi o pioneiro da Baixada Fluminense a receber o programa que traz para a cidade uma patrulha mecanizada, com retroescavadeira, motoniveladora e trator agrícola. Os maquinários serão utilizados para recuperar e realizar a manutenção de estradas vicinais.

O prefeito Max Lemos disse que esse investimento é muito importante para todo o estado do Rio de Janeiro. “Há 50 anos que o estado não recebe um investimento desse porte na área agrícola. Queimados está recebendo três dos 157 veículos que estão sendo emprestados para os municípios. Essas máquinas vão mudar a vida dos agricultores da nossa cidade” frisou Max.

A cerimônia de entrega foi na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Queimados. Ao total são 157 veículos divididos em 17 patrulhas que serão espalhados pelo Estado. O programa começou a entregar as primeiras máquinas em meados de abril. Elas já atendem os 55 municípios do Rio que tem a atividade agropecuária como um dos principais focos de sua economia.

Para o deputado estadual Jorge Picciani esse é um dos melhores investimentos que o governo estadual vem realizando. “O Brasil está caminhando para a 5ª potência mundial e a agricultura familiar é um fator muito importante para nosso país. O governo do Estado está investindo mais de R$ 25 milhões nesses maquinários para que o pequeno agricultor melhore suas condições de trabalho e venda”, ressaltou Picciani.

A Prefeitura de Queimados organizará um organograma de escala de atendimento para os produtores municipais terem acessos aos maquinários. Até o final dessa semana a Secretaria Municipal de Agricultura fechará a organização para a utilização das máquinas.

Segundo o produtor de Queimados, Odair Tomé, 54 anos, que trabalha com o plantio de cana-de-açúcar, aipim e eucalipto, os maquinários serão essenciais em sua produção. “Essa parceria que a Prefeitura de Queimados fez com o governo estadual nos ajudará bastante. Infelizmente muitas produções são perdidas por falta de drenagem e com essas máquinas nossas condições de produção e vendas melhorarão muito”, enfatizou o produtor.

O evento contou com a presença do prefeito Max Lemos, os deputados estaduais Jorge Picciani, Cristino Aureo e Mario Marques, e a subsecretária de Agricultura do Rio de Janeiro, Estela Romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.