quinta-feira, 17 de junho de 2010

Queimados está empenhado na luta pela preservação ambiental

A Prefeitura de Queimados entregou na manhã desta quinta-feira, 17 de junho, certificados aos representantes das 14 empresas, instaladas na cidade, participantes do Programa de Conscientização Ambiental desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente.

O trabalho, voltado para a educação ambiental, será levado para alunos das 29 escolas da rede municipal através da distribuição de nove mil cartilhas educativa, confeccionada em material reciclado e compostas por fotos e textos das ações de preservação desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente e também com dicas de preservação ambiental.

Para o secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Getulio de Moura, a importância da preservação ambiental deve ser sempre discutida dentro e fora das escolas. “É através da educação ambiental que poderemos mudar a situação do nosso planeta. Distribuir as cartilhas sobre o tema nas escolas é uma forma de educar e alertas os alunos de forma ampla sobre esse problema”, comentou Getulio.

Empenhada na luta pela preservação da natureza, a Secretaria vem desenvolvendo vários projetos na cidade como: Coleta de Óleo de Cozinha Saturado; implantação da Coleta Seletiva Solidária; criações do Parque Municipal Natural do Morro da Baleia, do Viveiro de Mudas e do Parque Fluvial; recuperação de minas e nascentes; reflorestamento do Morro da Torre; participação no consórcio para criação do Aterro Sanitário de Paracambi e limpeza e dragagem de rios e canais que cortam o município.

4 comentários:

  1. Prezado sr. Prefeito, nós, sociedade brasileira e conscientes que somos de que sejam mantidos programas intensivo de melhorias para nossa fauna e flora assim como maus tratos dos animais domesticados deixamos aqui nossa homenagem pela ato de proibição de carroças nessa cidade. Sabemos perfeitamente do conflito que haverá entre esse ato e a questão da necessidade dos carroceiros em manterem esses animais sob sua tutela beneficiando seus próprios afazeres. Entretanto o tempo de conscientização perante a necessidade de dar-lhes um bom tratamente expirou. Necessário agora novas técnicas que os permitam seguirem seus caminhos sem a necessidade de exploração animal que hoje diga-se de passagem é urgente e o Brasil clama por isso. parabéns pela iniciativa. Dá-nos a compreender que quando se quer fazer se faz. BRAVO, estamos com você. Uma placa em sua homenagem se não for para as ruas que é mais do que merecedora, estará na mídia como precedente de uma ato cruel que é a exploração animal. Tem de nós um profundo respeito por se fazer as leis. Cristina Uchôa, Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. Vá em frente Prefeito. Seja referência para demais gestores na preservação ambiental e na defesa dos animais.

    ResponderExcluir
  3. Prezado sr. Prefeito, nós, sociedade brasileira e conscientes que somos de que sejam mantidos programas intensivo e permanente de melhorias para nossa fauna e flora assim como maus tratos dos animais domesticados deixamos aqui nossa homenagem pela ato de proibição de carroças nessa cidade. Sabemos perfeitamente do conflito que haverá entre esse ato e a questão da necessidade dos carroceiros em manterem esses animais sob sua tutela beneficiando seus próprios afazeres. Entretanto o tempo de conscientização perante a necessidade de dar-lhes um bom tratamente expirou. Necessário agora novas técnicas que os permitam seguirem seus caminhos sem a necessidade de exploração animal que hoje diga-se de passagem é urgente e o Brasil clama por isso. Parabéns pela iniciativa. Dá-nos a compreender que quando se quer fazer se faz. BRAVO, estamos com você. Uma placa em sua homenagem se não for para as ruas que é mais do que merecedora, estará na mídia como precedente de uma ato cruel solucionado que é a exploração animal. Tem de nós um profundo respeito por banir as carroças e charretes no município...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Prefeito de Queimados pela iniciativa pioneira neste Estado, talvez em todo o Brasil, em coibir a utilização das carroças para transporte de mercadorias, método arcaico e rudimentar que provoca inúmeros maléficios aos animais utilizados como força motriz, explorados e negligenciados nos cuidados mínimos e os necessários para recuperação da saúde perdida com cargas cada vez mais pesadas, expostos a fome, a sede, ao calor, ao frio, ao cansaço, enfim, verdadeiros escravos dos seus tutores. É hora de avançarmos na humanidade com os animais não humanos, assim como é hora de revermos conceitos antigos que ainda usam os animais como coisas, inobstante a senciência destes, já comprovada. Renovo meus parabéns Prefeito e, a partir de agora, conta o senhor com a minha admiração e a de todos nós amantes e defensores da causa animal. Mário Guimarães. ;-)

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.