segunda-feira, 5 de julho de 2010

Domingo ao som de surdos e clarinetes em Queimados com o 2º CONFABANQ

Espantando a tristeza da eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e repetindo o sucesso da primeira edição em Julho de 2009, a Prefeitura de Queimados realizou neste domingo, dia 04 de julho, a segunda edição do Concurso de Fanfarras e Bandas de Queimados (CONFABANQ). Através da Secretaria Municipal de Educação e Associação de Apoio as Bandas e Fanfarras do Estado do Rio de Janeiro (AABAFERJ), o concurso, que foi realizado na Praça dos Eucaliptos – Centro da cidade –, contou com a participação de 24 bandas do Estado, de vários municípios da Baixada Fluminense e Interior como Japeri, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Porto Real.

Com duração de aproximadamente 10 horas, as equipes competiram ao longo do dia em quatro categorias diferentes: tambor juvenil (até 21 anos), tambor sênior (a partir de 21 anos), fanfarra simples e banda marcial.

Seguindo o regulamento da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF), que prevê que nenhum município sede do concurso pode participar da competição, Queimados não teve representantes no evento. Entre os quesitos em julgamento estiveram aspectos musicais e de apresentação como arranjo, melodia, harmonia, adaptação, repertório, marcha, postura, uniforme e instrumentos. Todos os jurados foram selecionados pela Secretaria Municipal de Educação de Queimados em parceria com a AABAFERJ.

As bandas animaram a galera com músicas como “I gotta felling”, do grupo Black Eyed Peas, “Don´t stop music”, de Rihana e “Na, Na, Na”, do rapper Akon. Destaque para a banda Apolo XII, de Santa Cruz, que ficou com o 1° lugar na categoria banda marcial e campeã geral do concurso com 497,5 pontos.
De acordo com o secretário de Educação, Lenine Lemos, a segunda edição do CONFABANQ é um incentivo cultural à população. “Este é mais um serviço cultural prestado aos queimadenses. Queremos estimular a todos pelo apreço de uma boa música. Vamos repetir o mesmo sucesso da primeira edição, no ano passado, e espero que todos saiam daqui felizes com as apresentações”, comentou Lenine Lemos, que ainda informou que a Prefeitura pretende investir na criação de uma banda para o município.

"Em 2011, pretendemos montar uma banda competitiva para disputar diversos concursos. Já temos cerca de R$ 90 mil para a compra de instrumentos”, ressaltou o secretário.

Classificação Geral:

Tambor juvenil
1° CONFA (Silva Jardim) – 496 pts
2° Condessa do Rio Novo (Três Rios) – 478,5 pts
3° Dom Pedro I (Mesquita) – 459 pts
Tambor Sênior
1° COMUV (Niterói) – 489,5 pts
2° Só Amigos (Belford Roxo) – 489 pts
3° Líbano Brasileiro (Belford Roxo) – 483,5 pts

Banda Marcial
1° Apolo XII (Santa Cruz/RJ) – 497,5 pts
2° FAMUSE (Seropédica) – 485,5 pts
3° Mercúrio (Pavuna/RJ) – 459 pts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.