sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Programa Cozinha Brasil realiza cursos para moradores do Santo Expedito

Cerca de 80 pessoas, que participaram do Programa Cozinha Brasil oferecido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), receberam nesta quinta-feira, dia 26 de agosto, os certificados de conclusão do curso sobre Reaproveitamento Alimentar, na Escola municipalizada Santo Expedito (Estrada Olegário Dias, n° 1685, Santo Expedito), em Queimados. O curso, realizado de 10 a 12 de agosto, teve como objetivo promover a qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares dos moradores da região, mostrando que com poucos alimentos é possível ter uma alimentação saudável e nutritiva.

Em parceria com a Secretaria de Educação de Queimados e o Instituto Pró-Vida Animal, os alunos da rede municipal de ensino aproveitaram o dia para curtir atividades culturais como teatro e música com a apresentação da ONG francesa Brasileiríssimo. Responsável por realizar ações sociais no país de origem, os integrantes da ONG Brasileiríssimo estabeleceram um intercâmbio sociocultural com crianças e adultos do bairro Santo Expedito focados em tratar de assuntos ligados à cultura, saúde e educação.

Segundo a fundadora do Instituto Pró-Vida Animal, Maria Amélia da Silva, o bairro é um dos que possuem baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). “Em novembro do ano passado, os agentes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) diagnosticaram anemia em 60% dos moradores pesquisados. Por isso, escolhemos esta escola para receber o curso de reaproveitamento alimentar, em parceria com o Sesi”, explicou Maria Amélia sobre a escolha do bairro dentre outros identificados com números semelhantes.

Utilizando partes de legumes e frutas que antes iriam para o lixo, os alunos aprenderam a fazer receitas ricas em nutrientes como bolo de casca de banana, quiche de casca de abóbora, suco de couve com laranja, farinha de casca de maracujá, entre outras.

De acordo com a aluna e dona de casa, Jaqueline Lima, de 30 anos, a família já aprovou as novas guloseimas nutritivas. “Normalmente faço sucos e bolos, mas não sabia que certas partes dos legumes fossem tão nutritivas e sempre acabava jogando fora. Além de serem super saudáveis, as receitas também são saborosas. Lá em casa, meu marido e meus filhos já aprovaram”, comentou Jaqueline Lima, que tinha acabado de receber o certificado de conclusão do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.