terça-feira, 31 de agosto de 2010

Projeto Samuzinho chega a Queimados

O projeto Samuzinho, criado pelos técnicos que operam o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), chega a Queimados. O projeto tem como objetivo mostrar aos alunos das redes estadual e municipal de ensino como funciona a unidade do SAMU, alertando sobre os prejuízos provocados pelos trotes, além de ensinar técnicas de primeiros socorros. O público-alvo são alunos do 1º ao 5º ano do Ensino fundamental. O projeto já foi implantado em diversos estados do Brasil, como Acre, São Paulo, Brasília, Minas Gerais, entre outros. No estado do Rio de Janeiro, o município de Queimados é o primeiro a receber o projeto.

A primeira escola de Queimados a receber equipes do Samuzinho foi a Escola Estadual São João. A próxima unidade escolar a receber o projeto será a Escola Estadual Dom Bosco, no dia 15 de setembro. A previsão é que o projeto seja implantado nas escolas municipais a partir do mês de outubro. Com o Samuzinho, equipes de emergência visitarão as escolas públicas e particulares para alertar os estudantes sobre a importância do atendimento, lembrando que enquanto uma equipe se desloca para um falso chamado, alguém com um problema grave fica sem atendimento e pode até morrer.

De acordo com o coordenador do projeto em Queimados, Elionai Lourenço, levantamentos realizados pelo SAMU mostram que mais de 40% das chamadas recebidas solicitando o serviço de emergência são falsas, ou seja, trotes. “Precisamos conscientizar as pessoas da importância do serviço prestado à população. Enquanto atendemos um trote, deixamos de socorrer alguém que realmente precisa”, enfatizou.

Atualmente o município de Queimados possui duas ambulâncias básicas do SAMU em atividade e um quadro de 16 funcionários, entre técnicos de enfermagem e socorristas. Através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), Queimados recebeu três oxímetros (medidor de taxas de saturação de oxigênio no sangue e batimentos cardíacos) e dois desfibriladores automáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.