terça-feira, 10 de agosto de 2010

Queimados apoia Censo 2010

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou no início deste mês, dia 1° de agosto, o XII Censo Demográfico Nacional. Durante os próximos três meses recenseadores percorrerão o território nacional com a tarefa de contar quantos somos e saber como vivemos. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados vem auxiliando o IBGE na coleta de informações da população do município e criou a Comissão Municipal de Geografia e Estatística do Censo 2010.

O apoio fornecido pela Comissão inclui levantamento de informações da cidade como endereços de domicílios, nomes de ruas, pontos de iluminação pública, depósitos de lixo, rampas de acesso para deficientes físicos, localização de bueiros e esgotos a céu aberto; entre outros. De acordo com a Comissão Municipal de Geografia e Estatística do Censo 2010 de Queimados, a estimativa é que as entrevistas durem no máximo até 15 minutos para o preenchimento de questionários básicos e 50 minutos para os completos. O Censo 2010 vai até o dia 31 de outubro.

Os mapeamentos de crescimento demográfico e das condições de vida da população ocorrem a cada dez anos. A partir das informações coletadas durante a visita dos recenseadores é que se estabelecem políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal nas áreas de educação, saúde e assistência social, por exemplo.

Para identificar um recenseador do IBGE, basta ficar atento ao uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo –, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA’s) e principalmente ao crachá que possui o nome, número de matrícula e foto do recenseador. Em caso de dúvidas, os entrevistados podem ligar gratuitamente para o telefone 0800-7218181, das 8h às 22h, ou acessar o site do IBGE: http://www.censo2010.ibge.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.