quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Educação de Queimados comemora Dia do Professor com concurso, palestra e premiações

Identificar e valorizar o trabalho pedagógico bem elaborado e com resultado positivo, desenvolvido em sala de aula. Esse é um dos objetivos do concurso Professor Alberto Pirro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Queimados, que premiou nesta terça-feira, 20 de outubro, no Ginásio da Escola Municipal Metodista, os três primeiros projetos de quatro categorias, elaborados por professores da rede municipal de ensino. Na ocasião, também foi comemorado o Dia do Professor, com a palestra “Educar para vencer”, feito pela escritora, fisioterapeuta e especialista em medicina comportamental, Leila Navarro.

Durante a festa de comemoração ao Dia do Professor e premiação do Concurso Professor Alberto Pirro, também foram premiadas a diretora da E.M. Ubirajara Ferreira (Jardim Excelsior), Lindinalva Vasconcelos Contreiras da Silva, por sua unidade ter obtido o maior Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) em Queimados, e as escolas Joaquim de Freitas, Santo Expedito e Washington Manoel foram premiadas com uma vale no valor de R$ 500 cada por terem tido melhor resultados na Olimpíada Municipal Estudantil de Queimados (Olimeq). A verba deverá ser utilizada para compra de material esportivo para a unidade.

Os trabalhos vencedores do concurso serão inseridos no planejamento pedagógico nos próximos anos. As categorias envolveram Educação Infantil, Ensino fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino de Jovens e Adultos nos dois segmentos do Ensino Fundamental (CAEJA/EJA), sendo que a Educação Especial está inserida em todos os níveis de ensino.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Lenine Lemos, o professor é o profissional mais indicado para traçar planos e metas para melhorar o ensino na sala de aula, pois nele está a experiência. “O objetivo do concurso é valorizar as propostas onde experiências de ensino/aprendizagem tenham sido vivenciadas na escola, podendo estar relacionadas a qualquer disciplina, área de conhecimento ou conteúdo do currículo escolar brasileiro, da educação infantil ao ensino fundamental. O professor que está dia-a-dia na sala de aula é a pessoa mais indicada para desenvolver trabalhos que melhorem o ensino na sala de aula”, afirmou.

A análise e julgamento dos projetos foi feita por uma equipe de professores das redes estadual e particular de ensino convidados pela Secretaria Municipal de Educação de Queimados. Foram avaliados a aplicabilidade dos métodos propostos, adequação dos instrumentos e processos avaliativos, nível de participação da turma, desenvolvimento de processo criativos, significatividade do trabalho para a vida do aluno, originalidade, funcionalidade, cooperação mútua, objetivos claros e abordagem interdisciplinar.

A festa foi animada pela equipe do projeto “Música com Arte nas Escolas” – que leva música popular brasileira às escolas municipais nos horários da entrada, recreio e/ou saída – e é formado pelo trio de músicos Michele Langer, Joiceny Bazeth e Sérgio Louzada. O projeto é uma parceria entre as secretarias de Educação e de Cultura de Queimados.

Projetos Premiados

Para participar do concurso Professor Alberto Pirro uma das obrigatoriedades era ser professor da rede municipal de ensino. A inscrição e entrega do projeto foi feita entre os dias 30 de agosto a 30 de setembro. A avaliação pela comissão de julgamento foi realizada entre os dias 01º e 15 de outubro. Dos 42 trabalhos inscritos para o concurso, 12 foram selecionados e premiados. O primeiro lugar de cada categoria foi contemplado com uma final de semana com acompanhante em Camboriú, em Santa Catarina, e um notebook; o segundo lugar de cada categoria foi agraciado com um notebook; e o terceiro de cada categoria ganhou uma câmera digital.

Categoria Educação Infantil, foram selecionados:

1º lugar – Alimentação Saudável, da professora Jaqueline Souza – E.M. Luiz de Camões

2º lugar – Ler e Sonhar, da professora Fabiana Menezes Pinto – E.M. Ubirajara Ferreira

3º lugar – Folclore, da professora Patrícia Martins – E.M. Pastor Arsênio Gonçalves


Categoria Ensino Fundamental I

1º lugar – Letramento encantado, da professora Cíntia Stella – E.M. Doutor Francisco Manoel Brandão

2º lugar – Eu amo minha família, da professora Monique Ferreira – E.M. Monteiro Lobato

3º lugar – Identidade, quem sou eu, da professora Alzira Oliveira Alves, E.M. Waldick Cunegundes Pereira


Categoria Ensino Fundamental II

1º lugar – Observar, orientar e historiar a educação na nossa escola, da professora Fátima Matos – E.M. Leopoldo machado

2º lugar – Bons hábitos fazem toda a diferença, da professora Marlene de Souza – E.M. Joaquim de Freitas

3º lugar – Integração social, da professora Denise Guerra – E.M. Washington Manoel


Categoria Jovens e Adultos (CAEJA/EJA)

1º lugar – Afetividade não tem idade, da professora Verônica da Cunha – E.M. Washington Manoel

2º lugar – Tecnologia na EJA, da professora Marilene Araújo – E.M. Nelson Carneiro

3º lugar – Melhorando meu estilo de vida, da professora Josinete Rodrigues – E.M. Scintilla Exel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.