sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ESF Inconfidência promove palestra preventiva contra doenças para idosos

Em comemoração ao Dia do Idoso, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados, através da Coordenadoria Geral do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), realizou nesta sexta-feira, 1º de outubro, uma palestra preventiva contra doenças crônicas para mais de 50 idosos. Realizado na unidade ESF do bairro Inconfidência (Rua José Flávio, s/nº), a palestra orientou sobre os perigos da diabetes, hipertensão e taxas altas de colesterol.

Durante a palestra, realizada pela equipe de saúde do ESF Inconfidência, os idosos também entenderam a importância de prevenção contra acidentes domésticos como quedas ao banho e em escadas, incêndios causados por vazamento de gás de cozinha, entre outros.

Para o aposentado, Orlando dos Santos, de 76 anos, a orientação sobre os perigos de doenças crônicas é fundamental para uma auto-prevenção. “Eu mesmo, de vez em quando, gosto de caminhar para cuidar da minha saúde. Chego a percorrer um quilômetro por dia para manter minha taxa de colesterol baixa”, comentou Orlando dos Santos que sofre de hipertensão.

Em relação à avaliação do atendimento dos agentes comunitários de saúde, o aposentado revela um episódio que passou: “Um bom atendimento é fundamental para nossa recuperação. Certa vez, não tive condições de ir ao ESF por sentir muitas dores nas pernas e, então, uma equipe veio até minha casa para prestar atendimento médico”, relatou.

Atualmente, o município de Queimados possui nove ESFs espalhados pela cidade. A unidade de saúde é responsável pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção, prevenção, recuperação da saúde e reabilitação de doenças, através de visitas domiciliares aos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.