terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Alunos do Projovem Adolescente se formam em Queimados

Mais de 80 alunos - divididos em duas turmas - se formaram nesta terça-feira, dia 21 de dezembro, no Programa Nacional de Inclusão de Jovens e Adolescentes (Projovem) de Queimados. A entrega dos certificados de conclusão aconteceu no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº, Vila Pacaembu) em dois períodos: manhã e tarde.

Os formandos, com idades entre 15 e 17 anos, concluíram o Ciclo II do programa federal, que teve início no final do ano de 2009. Antes da formatura, os alunos apresentaram ainda seus projetos de atuação social, chamados de PLAs. Divididos em sete grupos, os projetos que demoraram cerca de seis meses para serem concluídos tiveram como objetivo observar a realidade do bairro e/ou comunidade dos próprios alunos para construir propostas de solução às necessidades sociais através da cidadania. O primeiro emprego, preservação ambiental, saúde e cultura foram alguns do temas abordados pelos grupos.

Para a formanda, Ana Carolina da Silva, de 17 anos, o programa serviu como uma grande experiência para sua futura carreira profissional, já que as aulas ajudaram a ser mais comunicativa e proativa. “O Projovem foi uma excelente oportunidade para minha carreira. Através das aulas, fiquei mais comunicativa e aprendi a mexer em muitas ferramentas de informática”, comentou a aluna, que participou do grupo de atuação social “Espaço Jovens Cidadãos”.

A finalidade do Projovem Adolescente é complementar a proteção social básica aos jovens, criando serviços sócioeducativos que garantam acesso às escolas das redes municipal e estadual. Após se formarem, muitos alunos serão encaminhados para cursos do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Queimados e da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.