quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Hospital Geral de Queimados abre as portas do Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes

Para encerrar o ano em clima de paz e principalmente muita saúde, após 20 anos de espera o Hospital Geral de Queimados finalmente abriu as portas de seu ambulatório nesta quinta-feira, 30 de dezembro. A cerimônia aconteceu na própria sede da Unidade e contou com as presenças do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Rio de Janeiro, Oscar Berro, do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) e – também – prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim e do prefeito de Queimados, Max Lemos.

O ambulatório ou Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID) disponibilizará cuidados essenciais no diagnóstico e tratamento das doenças atendendo a população através das especialidades médicas Clínica Geral, Cardiologia, Endocrinologia, Angiologia, Oftalmologia. A unidade também contará com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, além de farmácia, raio – x e laboratório.

Durante seu discurso emocionado, o secretário Municipal de Saúde de Queimados, Ismael Lopes, agradeceu ao presidente Lula e ao Ministro Temporão o empenho que demonstraram para resolver as questões do Hospital. “É um momento histórico para o povo dessa cidade, estamos conseguindo fazer parte da história do Brasil por estarmos participando do encerramento com chave de ouro da gestão de um dos presidentes mais importantes que o Brasil já teve”, destacou o secretário.

A retomada das obras foi possível porque o prefeito de Queimados, Max Lemos, conseguiu a liberação de uma verba de R$ 2 milhões. O dinheiro estava retido no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) por conta de uma re-ratificação do projeto original, ao assumir também a presidência do conselho Fiscal do Cisbaf no ano passado e fez com que o “Esqueleto”, como era popularmente conhecido o hospital, começasse verdadeiramente a tomar corpo. A administração da unidade também ficará a cargo da Prefeitura de Queimados.

Em sua fala, Max Lemos agradeceu mais uma vez ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao governador Sérgio Cabral Filho, que investiu 25% do valor total da obra do Hospital, referente à contrapartida dada pela União; os demais 75% equivalem a nove milhões e 75 mil reais. “O Rio de Janeiro passou a ter nomes fortes representando nosso estado em Brasília. As três esferas nunca estiveram tão unidas e tão dispostas a fazer mais pelo nosso povo”, enfatizou o prefeito.

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, agradeceu ao povo de Queimados pela confiança e revelou que entende a dificuldade da população para entender todos os processos e trâmites legais que protelam as realizações das atividades. “A região de modo geral já esperou demais, não poderia deixar de entregar o Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID). Estamos saindo do Governo do maior presidente que esse país já teve. São oito anos de sucesso que mudaram a saúde pública no Brasil”, concluiu o Ministro, que logo em seguida visitou as dependências da Unidade com as demais autoridades presentes.

Quando a obra for concluída, serão 16 mil metros quadrados com capacidade para atender diariamente duas mil pessoas. Ao todo serão 276 leitos, dos quais 200 de internação e 76 destinados a Unidade de Tratamento Intensivo. O hospital será o único público da região com Unidade Coronariana para tratamento cardíaco. A construção do Hospital Regional de Queimados é uma novela que se arrasta há quase 20 anos.

O CETHID tem capacidade para atender 1.300 pacientes por dia e o horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 7h às 17h, e sábado das 7h às 13h, a partir do dia 06 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.