sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Queimados realiza ação de combate a dengue

A Secretaria de Saúde de Queimados realiza, nesta terça-feira, 08 de fevereiro, das 8h às 14h, uma grande ofensiva contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. Cerca de 150 pessoas, entre agentes e voluntários farão ações educativas e preventivas nas localidades da Porteira e Pedras. Em parte do Centro acontecerão ações efetivas com UBV (carro fumacê). Nos locais de difícil acesso, os agentes farão a pulverização com fumacês portáteis. O objetivo da campanha é informar e alertar a população sobre os riscos da doença, uma vez que apesar de estarem em baixa, os índices de infestação do mosquito costumam subir no verão.

A concentração será no entroncamento das Avenidas Dr. Pedro Jorge e Conde de Aljezur. No local estarão montados estandes com os seguintes setores: Entomologia, com laboratório portátil demonstrando as fases de evolução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença; equipe de Saúde Bucal, com escovação; equipe de DST/Aids (doenças sexualmente transmissíveis) e hanseníase, que farão um trabalho educativo com a população; além da equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC), que farão recreação educativa com crianças da região.

De acordo com o secretário de Saúde, Ismael Lopes, a prevenção da doença deve ser realizada ao longo de todo ano e intensificada no verão, quando aumenta a propagação da doença. “Para que a dengue não chegue à cidade, é imprescindível a colaboração da população. Além de evitar a água parada, o morador deve permitir a entrada dos agentes nas casas. Temos que nos prevenir durante o ano todo”, ressaltou Ismael Lopes. O combate a dengue em Queimados é realizado durante todo o ano e intensificado durante o verão. Ao longo do ano de 2010, os agentes visitaram todos os bairros, incluindo borracharias e cemitérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.