terça-feira, 29 de março de 2011

Mais de 200 pessoas participaram do Primeiro Seminário de Nutrição de Queimados

Queimados receberá o primeiro Posto de Coleta de Leite Materno da Baixada Fluminense

Com o tema “Alimentação Saudável: Um Desafio para todos”, Queimados teve seu I Seminário de Nutrição, nesta terça-feira, 29 de março, no Teatro-Escola Metodista, que contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre elas munícipes, profissionais e estudantes da área de saúde. Durante o evento foi anunciado que Queimados receberá o primeiro Posto de Coleta de Leite Materno da Baixada Fluminense.


Com objetivo enfatizar a importância de uma vida saudável desde os primeiros meses de vida e a sustentação de bons hábitos alimentares, o evento foi organizado pelo Departamento de Planejamento Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde. A diretora do Departamento de Nutricão de Queimados, Elaine Rezende, diz que é muito importante a integração de profissionais da área com alunos. “Esse seminário é mais do que uma troca de informações entre eles, mas sim reconhecer que a alimentação desde pequeno é essencial para a qualidade de vida de um município. Uma população saudável também é desenvolvimento de vida”, ressaltou Elaine.

Durante o evento a Secretaria Municipal de Saúde informou à população que Queimados irá receber o primeiro Posto de Coleta de Leite Materno da Baixada Fluminense, que funcionará no novo Posto de Saúde da Pedreira (Rua Patativa, s/n° - Nova Cidade), que tem previsão de reinauguração para dois meses.  O evento tem presença confirmada do coordenador da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, João Aprígio de Almeida.

A palestra de abertura foi do nutricionista Cristiano Boccolini, que falou sobre o crescimento do aleitamento materno em Queimados, baseado em pesquisas realizadas nos anos de 2003, 2008 e 2010 dentro do município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados a amamentação exclusiva dobrou em relação a primeira pesquisa. De 14,6% em 2003 passou para 34,8% em 2010, com expectativas de aumento de índice para os próximos anos. 
A segunda palestra foi realizada pela nutricionista Naja da Silva Reis que falou sobre Alimentação Saudável e Alimentos Funcionais. Segundo a palestrante “alimentação saudável é questão de educação e principalmente qualidade familiar”. Para encerrar o seminário a nutricionista Marina Figuereiro Ferreira falou sobre a Alimentação Saudável na Hipertensão e Diabetes, que explicou que “apesar de restrições alimentares nesses casos, dá para viver uma vida normal, sabendo dosar porções alimentares corretas no dia-a-dia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.