sexta-feira, 18 de março de 2011

Professores de Queimados participam de curso de qualificação profissional da UFRJ

A Secretaria Municipal de Educação de Queimados realizou na manhã desta sexta-feira, dia 18 de março, a formatura da primeira turma do projeto pedagógico “Formação continuada e currículos praticados: a prática como centro do encontro”. Coordenado pelo corpo docente do Colégio de Aplicação (CAP) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 30 professores da rede municipal de ensino – 1º ao 5º ano do ensino fundamental – receberam o diploma numa cerimônia realizada no Teatro Escola Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n°, Vila Pacaembu).

A Formação Continuada, como é chamado o curso, tem a finalidade de qualificar os professores da rede municipal de ensino. A idéia é repensar a prática do corpo docente nas escolas através de um intercâmbio acadêmico entre professores do município com os da UFRJ. Para isso, serão realizados encontros quinzenais onde todos os educadores trocarão suas experiências em salas de aula, participarão de seminários, realizarão oficinas, entre outras atividades.

O projeto que também pode ser interpretado como um curso de extensão acadêmico iniciou no mesmo dia a segunda turma com mais 30 professores. Desta vez, os professores selecionados são do 4º ao 5º ano do ensino fundamental. De acordo com a coordenadora do curso de Formação Continuada, Graça Reis, o interessante é que o “espaço acadêmico” é utilizado como ambiente para a troca de experiências entre os professores.

“A aplicação da Formação Continuada faz com que os professores se conscientizem de que podem fazer toda diferença na educação dos alunos. Durante os encontros, eles conversam sobre suas experiências como educadores e, disso, aproveitam para elaborar propostas que ajudem na aplicação do ensino”, explicou Graça Reis, que também é professora no CAP.

Durante o curso de qualificação, os educadores farão laboratório no próprio CAP para entender a metodologia de ensino e aplicá-la nas escolas da rede municipal de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.