segunda-feira, 28 de março de 2011

Queimados lança cartilha sobre a importância dos pais na vida escolar dos filhos

Mobilizar os pais na participação ativa da vida escolar dos filhos e de como ela é fundamental para formação de um cidadão e transformar a escola em uma ferramenta de interação entre professores e familiares dos alunos. Esses foram os objetivos da cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”, lançada nesta segunda-feira, dia 28 de março, pela Secretaria de Educação de Queimados, no Teatro Escola Metodista.

Em parceria com o Ministério da Educação, através do Plano de Mobilização Social pela Educação, a criação da cartilha é uma iniciativa que promove uma aproximação dos pais dos alunos, da rede municipal de ensino, com os professores das respectivas escolas dos seus filhos. No lançamento, estavam presentes cerca de 100 pessoas entre eles professores, pais e líderes comunitários com um objetivo em comum: melhorar a qualidade de ensino.

Com a implantação da cartilha, a meta é diminuir a evasão escolar e ao mesmo tempo aumentar o aproveitamento dos alunos no Prova Brasil, no final do ano, que definirá o próximo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Atualmente, o município de Queimados possui o índice de 3,9 e está abaixo da meta que é de 4,1. O número pode ser considerado bom uma vez que comparado com o Ideb da rede estadual de ensino que é de 4,0.

A reprodução da cartilha “Acompanhem a vida escolar dos seus filhos” é uma ação pioneira da Secretaria Municipal de Educação de Queimados, ou seja, ela será a primeira das cidades fluminenses a confeccionar as cartilhas e distribuí-las nas escolas. Cerca de 20 mil serão distribuídas nas escolas da rede municipal de ensino. A distribuição será feira durante ações do Dia da Família na Escola, evento que ainda será agendado pela Secretaria de Educação.

O lançamento da cartilha contou com a presença dos palestrantes Linda Goulard e Sérgio Maia, coordenadores nacionais do Plano de Mobilização “Todos pela Educação”. Segundo a coordenadora Linda Goulard, a cartilha é uma forma de aproximar os pais dos alunos das escolas onde estudam. Essa aproximação faz com que os pais se interessem mais sobre o desempenho dos filhos em sala de aula.

“A cartilha é formada por três pilares básicos: Escola, Família e Comunidade. São com eles que podemos mobilizar os pais sobre sua importância na formação escolar de seus filhos. É simples, basta que eles se conscientizem que a educação não é só dentro da sala de aula, mas sim dentro de casa também”, explicou.

Para ela, uma vez que a cartilha é seguida pelos pais, a evasão escolar tende a diminuir. “Quando a família participa da vida escolar do filho, eles passam a entender como é importante a educação na formação do cidadão. Ou seja, vão as reuniões de pais e há um diálogo aberto com os professores. Assim, sabem em qual matéria o filho tem mais dificuldade de aprendizado, por exemplo”, comentou Linda Goulard, que também é assessora Especial do Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.