quinta-feira, 26 de maio de 2011

Abrigo de adolescentes sob nova direção em Queimados

A Prefeitura Municipal de Queimados e a ONG Centro de Reabilitação de Belford Roxo (CERB) fecharam na manhã desta quinta-feira, dia 26 de maio, um convênio que estabelece a CERB como gestora do Abrigo Municipal para Adolescentes do sexo masculino (Rua Paulo Borges, lote 16, quadra 16 – Fanchem). Com duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais um, o convênio prevê um repasse da Prefeitura no valor de R$ 10 mil por mês para administração da unidade.
Por ser tratar de um imóvel alugado, o repasse municipal será destinado para quitar gastos com água, luz, gás, telefone, vestuário, salários de funcionários, alimentação dos abrigados, entre outras despesas. O abrigo possui capacidade para acolher cerca de 20 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos e, atualmente, atende seis meninos entre 12 e 16 anos.

Fundada há 15 anos, a ONG foi selecionada entre demais entidades por cumprir todas as exigências necessárias para administrar a unidade. Entre os requisitos avaliados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, foram levados em consideração: documentação em dia, planejamento, certificação do Conselho Estadual de Assistência Social e tempo de experiência no trabalho com crianças e adolescentes.

A coordenadora da CERB e médica, Ivonete Marques Afonso, falou da importância de oferecer as crianças do abrigo carinho, respeito, qualidade de vida e ocupação saudável que vise, entre outras coisas, qualificação profissional. “Nosso trabalho é feito com muito carinho e respeito. Queremos que estas crianças se tornem cidadãos conscientes e capazes. Nosso trabalho é direcionado para melhoria da qualidade de vida, segurança e bem-estar deles. Já atuamos há 15 anos. Um dos nossos objetivos é proporcionar condições para que eles se profissionalizem também”, ressaltou a coordenadora.

A promotora de Justiça da Infância e Juventude de Queimados, Fernanda Ottoni do Amaral, enfatizou a importância de dar aos adolescentes todo o suporte necessário para que eles cresçam e se desenvolvam. “A minha vida é lutar para cuidar das crianças e adolescente e faço isso com muita determinação. Esperem de mim muita parceria, mas também cobrança. Nós somos responsáveis por esses adolescentes e, sendo assim, temos que fazer o melhor por eles.  Esse é o nosso trabalho”, frisou.

O encontro que oficializou o convênio entre a Prefeitura e a CERB foi celebrado com festa. Hoje foi comemorado o aniversário de um dos menores do abrigo, com direito a torta e refrigerante, pães e biscoitos. Participaram do evento autoridades municipais como a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Fernanda Ottoni do Amaral, representando o Ministério Público, o vice-prefeito de Queimados, José Alves de Carvalho, o Dequinha, a secretária municipal de Assistência Social, Gilda Baltar, mais representantes dos conselhos municipais e do comissariado de Justiça, Infância e Juventude.           

2 comentários:

  1. Eu e mhas amigas visitamos o abrigo no fachem, nossa so de ver a alegria daquelas crianças foi maravilhosa, depois voltamos para fazer um bolinho para uma das meninas q mora la ela ficou super mega feliz, e agr uma vez no mes nos iremos la para visitarmos eles, foi uma experiencia muito boa.......

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.