quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cidadania e Trabalho chegam ao Bairro Eldorado

Levar cidadania a comunidades carentes que recebem obras de infraestrutura. Esse é o objetivo dos cursos de geração de renda do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Queimados, no bairro Eldorado. O projeto está disponibilizando dois cursos para a população: manicure e depilação. As inscrições para novas turmas já estão abertas e vai até o dia 06 de junho, data de início das aulas, que acontecerão em diferentes dias, das 9h às 17h, na Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Jardim Alzira – um pólo fixo de assistência social. O curso é gratuito, o material é oferecido pelo projeto e, após a conclusão, além do cerificado, os alunos recebem um kit para iniciar a profissão.


                                                                                                                              
Ao total o pólo de assistência social já formou mais de 100 alunas desde janeiro de 2010, quando foi implantado o projeto no bairro. A aluna do curso de manicure Luciana de Souza Ribeiro, 30 anos, diz que vê o curso como uma melhora de vida. “Estou aqui para melhorar minha renda. Quero trabalhar para complementar as contas lá de casa e se possível trabalhar em casa. Estou muito feliz com essa oportunidade”, frisa Luciana que é casada e tem dois filhos.

A igreja São Francisco de Assis é um pólo fixo e de grande referência na comunidade. A assistente social da Prefeitura de Queimados e responsável técnica do PAC, Cristiane Lamarão, diz que desde a abertura do pólo no bairro, a comunidade cresceu. “Analisando a região podemos perceber que a qualidade de vida dessas pessoas mudou para melhor. Praticamente todas as alunas que formamos aqui já estão trabalhando, seja em casa ou em salões. Isso me deixa muito satisfeita”, ressaltou Cristiane. 

O curso de depilação tem duração total de dois meses, já o de manicure, três. Ao total já são mais de 40 pessoas inscritas para ambos os cursos. A quantidade de turmas que serão formadas depende da demanda de cada curso. Vale ressaltar que a maior procura é para o curso de depilação, já que será a primeira turma aberta. 

Além dos cursos de geração de trabalho e renda, o pólo trabalha com orientação social através de indicações da pastoral da criança e do adolescente e instituições sociais dentro da comunidade. 

Os interessados em realizar a inscrição deverão comparecer a Igreja São Francisco de Assis, que fica na Rua Geral Albernaz, s/n° – Jardim Alzira, ao lado do clube do Ponte Preta. Todos devem ser maiores de 18 anos e estar munidos de RG e comprovante de residência.

Aulas de Balé

Com objetivo de oferecer às crianças e adolescentes da comunidade uma ocupação saudável, o pólo de Assistência Social, através do projeto do PAC, está oferecendo aulas de balé. Os responsáveis interessados em matricular as crianças e adolescentes devem procurar a Igreja de São Francisco de Assis para fazer a inscrição. As aulas acontecem as segundas, terças e quartas, pela manhã e a tarde em vários horários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.