terça-feira, 31 de maio de 2011

Delegacia da Mulher itinerante já começa a atender em Queimados

Queimados recebe, pela segunda vez, o ônibus itinerante da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), da Polícia Civil. O atendimento começou nesta terça-feira, dia 31 de maio, na Praça Nossa Senhora da Conceição, e vai até amanhã (01º/06), das 10h às 16h. A unidade móvel da DEAM vai atender as mulheres que sofrem violência doméstica de seus companheiros, entre outras coisas. O objetivo é apoiar e incentivar que casos de agressão contra a mulher sejam denunciados.
    
Em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Queimados, o ônibus não só encaminhava quem iria fazer uma denúncia de agressão através do registro de ocorrência, mas também orientava sobre a Lei Maria da Penha.

Das mulheres que foram à tenda montada pela Polícia Civil, a maioria buscava informações e orientações com os inspetores a respeito de separação, divisão de bens, pensão alimentícia e guarda dos filhos. Durante todo dia, foram distribuídas cartilhas que informavam o que fazer em casos de violência em casa, com telefones e endereços das unidades da Divisão de Policia de Atendimento à Mulher (DPAM) para denúncias.         

Segundo a delegada e coordenadora do microônibus itinerante de proteção à mulher, Waleska Garcez, a cidade recebeu novamente o ônibus por causa da grande procura das pessoas no mês de abril, quando ocorreu a primeira a visita.

“Além de oferecer suporte às vítimas de violência doméstica, também atuamos no mapeamento das cidades com maiores índices de violência no Estado”, explicou Garcez. 
 
Dos 13 municípios pertencentes à Baixada Fluminense apenas Belford Roxo, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Duque de Caxias possuem uma DEAM. De acordo com a delegada, as cidades com muitos registros de ocorrência terão a preferência para instalação das delegacias especializadas, por exemplo.

“Dos municípios que atendemos com o microônibus até agora, Queimados ficou atrás apenas de Itaguaí em termos de procura por atendimento. Por isso, acredito que a cidade tem chances de ganhar uma delegacia para mulheres”, informou a coordenadora do projeto itinerante, que já atuou na unidade de São Gonçalo, em Niterói. 

Para procurar os serviços de atendimento à mulher ou denunciar casos de agressão, as mulheres devem entrar em contato pelos telefones da DPAM (21) 2332-9960/ 2334-9749, Disque Mulher 180 ou pelo próprio Disque Denúncia (21) 2253-1177. As vítimas não precisam se identificar

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.