segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fiéis de Queimados realizam III Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

Candomblecistas, espíritas kardecistas e umabandistas se reuniram nas ruas do bairro Fanchem  para caminharem em defesa da liberdade religiosa neste sábado, 21 de maio, desde às 9h. A concentração, que aconteceu no Barracão do Pai Jorge de Xangô, contou com a presença do conselheiro estratégico do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e representante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa , Ivanir dos Santos.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania de Queimados, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas em Defesa da Igualdade Racial, reuniu religiosos mais uma vez para lutar contra a intolerância e o preconceito. O babalorixá e professor Ivanir dos Santos declarou que a manifestação reivindica respeito às religiões de matrizes africanas e o convívio amigável entre todas as crenças. “A maioria das pessoas acha que no candomblé, por exemplo, não acreditamos em Deus. Não é verdade, não devemos nada a nenhuma religião. Precisamos e devemos dar respeito, não de julgamentos”, enfatizou Ivanir, que parabenizou o trabalho da Coordenadoria de Queimados e prometeu voltar à cidade para participar de outros encontros.

Para o coordenador de Políticas Públicas em Defesa da Igualdade Racial de Queimados, Jorge Dahl, a importância dos encontros abertos é cada vez maior para dar visibilidade aos grupos culturais e religiosos da cidade. “Nossa luta sempre será a favor da igualdade e da diversidade cultural. Além de igrejas católicas e evangélicas, queremos que o povo de axé também mostre sua cara e seu valor”, concluiu Dahl.

Após a caminhada os fiéis seguiram para a Casa da Mãe Nicinha, também no Fanchem, para participar da feijoada que encerrou o evento.

A Secretaria Municipal de Promoção a Cidadania fica na Rua Otília, nº 1495, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.