quinta-feira, 19 de maio de 2011

Queimados em favor da tolerância religiosa


Com objetivo oficializar o pedido ao Poder Legislativo de Queimados para poder sacramentar o Dia Municipal em Favor da Liberdade Religiosa e lutar por um município laico, foi realizada nesta quarta-feira, 18 de maio, uma audiência pública na Câmara Municipal de Queimados. O evento contou com a participação da Coordenadoria e Conselho Municipal em Defesa da Liberdade Religiosa, vereadores, representantes das religiões de matrizes africanas, pastores e capoeiristas.
A data escolhida para sacramentar é o dia 16 de maio, pois representa o início das atividades contra o preconceito às casas de axé em Queimados. A casa de leis do município marcará a data para a plenária de votação do projeto.
O representante da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas em Defesa da Igualdade Religiosa da Prefeitura de Queimados, Arlindo Sampaio, é mestre de capoeira e diz que o jogo é o mais antigo defensor na luta contra a intolerância religiosa. “Sou mestre há mais de 30 anos e durante todo esse tempo venho trabalhando em favor de um país sem preconceito. A capoeira há séculos luta por esse objetivo sobre as religiões de matrizes africanas”, disse Arlindo.
A coordenadoria especializada nasceu no início do governo do prefeito Max Lemos, faz parte da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e vem trabalhando no município em favor das religiões de matrizes africanas e contra o preconceito de raças. A partir de 1º de junho a Coordenadoria dará início ao trabalho de legalização das casas de axé em Queimados. Ao total o município tem mais de 1500 casas e possui apenas 10 registradas. A meta é que até 2012 cerca de 50% já estejam legalizadas.
Para saber mais como funciona o trabalho da coordenadoria basta ir até a SEMPROC, que fica na Rua Otília, nº 1495 – Centro, ou através do telefone (21) 3699-3461.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.