terça-feira, 31 de maio de 2011

Queimados reúne contadores e promove capacitação gratuita para novo procedimento eletrônico de emissão de notas fiscais

Visando acompanhar os avanços tecnológicos necessários para o avanço da cidade, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou um encontro com contadores e contabilistas de Queimados nesta terça-feira, 31 de maio, no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha, para esclarecer questões referentes ao novo procedimento eletrônico de emissão de notas fiscais e as vantagens da implantação do sistema.

A partir de junho as 200 empresas de prestação de serviços de Queimados já poderão contar com a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), além da nova ferramenta de gestão eletrônica do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e terão um mês para se adaptarem com a nova realidade. Já no dia 1º de julho as empresas deverão passar a emitir as novas notas.

Segundo o representante da empresa Benefix Gestão e Sistemas, responsável pela implantação da tecnologia em Queimados, Rafael Moura, a iniciativa visa melhorar os níveis de controle de arrecadação do município, evitar fraudes na declaração do imposto de renda, além de ampliar o alcance da fiscalização e dinamizar os acessos para o contribuinte. O recolhimento é feito via internet, por meio de um sistema gratuito. “O diferencial deste sistema, denominado WebISS, é dificultar a clonagem das notas, através de um código de barras em 2D. Os modos de pesquisa, geração e impressão das notas fiscais (NF-e) também serão práticos neste novo método”, destacou o representante.

Ainda de acordo com Rafael Moura, a implantação será dividida em quatro etapas: RH e ambiente, que será o treinamento do corpo de fiscalização e funcionários do Imposto Sobre Serviços (ISS); avaliação do banco de dados, onde serão identificados todos os contribuintes e empresas ligados ao ISS; divulgação à sociedade e cadastramento eletrônico das empresas.

Pensando nisso a Prefeitura de Queimados começa a capacitar os contadores do município a partir de 1º de junho, oferecendo treinamentos gratuitos aos interessados, a partir das 9h, no próprio Teatro. Na próxima semana os treinamentos serão direcionados para os colaboradores do setor de fiscalização da Prefeitura, representantes dos bancos que possuem agências na cidade e contribuintes em geral. O representante da Benefix Gestão e Sistemas ficará na cidade até julho, quando passa a vigorar a obrigatoriedade da emissão da nota, para eventuais treinamentos extras – também gratuitos. 

Os contribuintes interessados em participar da capacitação deverão se dirigir até a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, que fica na Rua Alves, 68, no Centro, das 9h às 17h, ou entrar em contato através do telefone 2663-6400.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.