quarta-feira, 11 de maio de 2011

Queimados terá sua primeira horta comunitária

Visando acompanhar o crescimento da cidade, os produtores rurais de Queimados não ficam para trás quando o assunto é desenvolvimento. Prova disso é a criação da primeira horta comunitária do município. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Queimados, em parceria com os pequenos produtores da cidade, surgiu por conta do aumento da procura de pessoas interessadas em ingressar no ramo da produção agrícola. As atividades terão início a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de maio.

O objetivo principal do projeto é capacitar os novos pequenos produtores dando suporte técnico e infraestrutura para que eles possam dar os primeiros passos rumo à profissionalização do plantio e até mesmo à própria subsistência. A horta será localizada no bairro Parque Ipanema, no sítio do agricultor Claudino Nicolau, de 65 anos, que há mais de 20 produz a maioria dos seus alimentos e também faz deles sua fonte de renda.

Para o proprietário, o intuito é auxiliar quem não tem nenhum conhecimento técnico, mas que tenha disposição e vontade de trabalhar. “Vamos aprender todos juntos e dar condições a quem vai participar da capacitação de andar com suas próprias pernas ao final do ciclo”, explicou Claudino. Dininho, como é carinhosamente conhecido, diz ainda que o ideal é fazer no local a plantação consorciada, que consiste no cultivo de várias espécies utilizando o mesmo solo em diferentes épocas do ano, para que o espaço seja efetivamente democrático.

Os alunos participarão da capacitação durante 90 dias e, nesse período, uma pequena área do sítio será cedida temporariamente para cada um (no total de quatro por ciclo). Ao longo desses três meses, tudo o que o aluno produzir poderá ser retirado e comercializado por ele mesmo sem ônus algum. Para estimular a vinda dos agricultores, Claudino, também oferece hortaliças plantadas como cebolinha, salsa, coentro, quiabo e aipim. A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura já disponibiliza sementes de legumes e verduras gratuitamente, além do maquinário necessário para arar o solo.

Além dos insumos, a horta será também um celeiro de produção de seu próprio húmus – matéria orgânica depositada no solo, resultante da decomposição de animais e plantas mortas através de processo natural ou artificial.

Os interessados em fazer parte do projeto deverão ir até a sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, que fica na Rua Francisco Gabriel, s/nº, no bairro Vila Camorim, ou entrar em contato pelo telefone: 2779-8484.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.