quarta-feira, 4 de maio de 2011

Secretaria de Saúde de Queimados faz apelo à população para se vacinar contra gripe A

Com o objetivo de atingir a meta de imunização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A, que começou na última segunda-feira, dia 25 de abril, e vai até o dia 13 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados faz um apelo aos moradores do município para que vão até os postos de saúde mais próximos de suas casas e se vacinem contra o vírus da gripe. A determinação é do próprio Ministério da Saúde que tem como meta imunizar 80% de crianças entre seis meses até dois anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional e pessoas acima de 60 anos. 

Em decorrência da baixa procura pelo serviço de saúde nos postos de atendimento da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde facilitou a aplicação das doses da vacina. Pessoas acima de 60 anos e gestantes que forem se vacinar e não tenham a carteira de vacinação em mãos poderão receber a dose da vacina, por exemplo. Para isso, basta apresentar um documento de identificação com foto para obter uma nova.

Crianças de seis meses a menores de dois anos, os responsáveis devem apresentar os cartões de vacinação em dia, já que serão aplicadas duas doses da vacina. A segunda dose será aplicada 30 dias após a primeira. Aproveitando a campanha, a Secretaria vai colocar em dia os cartões de vacinação das crianças que estão com outros tipos de vacinas atrasadas.

De acordo com o último levantamento da Coordenadoria de Programas de Imunização de Queimados, até o dia 1º de maio apenas 4% de gestantes, 7% de crianças e 16% de pessoas acima de 60 anos procuraram um posto de vacinação.

Para receber a dose da vacina é simples, basta apresentar a carteira de vacinação em um dos postos de saúde, unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) da cidade e também no Cras da Melhor Idade, no Centro. Esse último destinado preferencialmente para pessoas acima de 60 anos.

A vacinação acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, em todos os postos de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde. Mais informações como locais de atendimento podem ser obtidas pelo telefone (21) 2665-5151 ou pelo site http://www.queimados.rj.gov.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.