terça-feira, 14 de junho de 2011

Alunos da rede municipal de Queimados visitam Estação de Tratamento de Água do Guandu

Os alunos da Escola Municipal Scintilla Excel, da rede de Queimados, participaram na última segunda-feira, 13/06, da visita técnica a Estação de Tratamento de Água do Guandu, localizada no Bairro Prados Verdes, em Nova Iguaçu. O objetivo da visita foi mostrar como é tratada a água que consumimos e a importância de economizá-la nos hábitos do cotidiano.

Os estudantes participaram de palestras explicativas com técnicos da CEDAE, que explicaram diversas questões ambientais, como o uso consciente da água, a destinação correta do lixo e a importância da reciclagem. Os alunos também visitaram um viveiro de mudas de Mata Atlântica e de reflorestamento, mantido pelo trabalho sócio ambiental da CEDAE e  conheceram o mirante da Estação de tratamento, onde viram a água dos rios que alimentam a unidade, além do tratamento químico utilizado para que a água tratada se torne própria para consumo.

Para o Secretário Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Queimados, Getulio de Moura, o conhecimento se torna mais palpável através das atividades práticas. “O aprendizado, sem dúvida alguma, se torna mais fácil com a prática. Hoje os estudantes presenciaram todas as etapas de tratamento que água passa até chegar aos nossos lares. Com certeza essa atividade ficará marcada em suas memórias”, ressaltou o secretário.

A ETA Guandu é uma estação de tratamento de água responsável por, aproximadamente, 80% do abastecimento de água potável da região metropolitana do Rio de Janeiro. A Estação utiliza as águas do rio Guandu, que é formado pela junção das águas do rio Ribeirão das Lajes e dos rios Piraí e Paraíba do Sul, após elas serem utilizadas pela Light para a geração de energia elétrica.

Atualmente Guandu é a maior estação de tratamento do mundo, foi inaugurada em 1955 e produz em média 43 mil litros por segundo para abastecer os municípios do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. A Estação é responsável pelo fornecimento de água para 151 dos 178 bairros da cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.