quarta-feira, 1 de junho de 2011

Estratégias inteligentes contra a violência em Queimados


Com objetivo de criar estratégias atuantes e preventivas, através do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Queimados (GGIM), a Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito realizou mais uma reunião nesta terça-feira, 31 de maio, na sede do 24º BPM. Durante as reuniões, que acontecem sempre nas últimas terças-feiras do mês no mesmo local, são levantados temas para a elaboração de táticas de atuação em projetos do GGIM. O encontro contou com a presença de secretários municipais, representantes de instituições e autoridades das Polícias Federal, Civil e Militar.


Com apenas um ano de inauguração, o GGIM de Queimados, que é um órgão interlocutor entre a segurança e ordem pública, tem batalhado para montar táticas para diminuir o índice de violência dentro do município. O coordenador do GGIM de Macaé, o tenente coronel Edmilson Jório, palestrou sobre o grande desenvolvimento de Macaé depois da implantação da entidade no local. “Em Macaé o índice de violência diminuiu cerca de 60% com os projetos que estamos criando lá. O trabalho não é repressivo, mas sim de conscientização, onde trabalhamos muito o lado social de cada questão. Com estratégias bem elaboradas Queimados também conseguirá chegar a um nível bom. Parabenizo a equipe daqui pela estima e boa vontade com o projeto”, ressaltou Jório.

Através do projeto criado pela Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito de Queimados, “Segurania”, que significa segurança com cidadania, o bairro São Roque foi apontado como o local mais violento dentro do município. A partir do GGIM, projetos de culturais, de esporte e cidadania foram implantados dentro do bairro para minimizar o índice. Hoje mais de 100 moradores participam de várias atividades sociais.

Segundo a delegada titular da 55ª DP em Queimados, Juliana Emerique de Amorim, os índices de violência dentro do município está estabilizado. “Queimados não é uma cidade com altos índices de violência, mas estamos trabalhando fortemente para diminuir os casos. O GGIM está vindo com força total e com medidas inteligentes para trabalharmos nessa questão. A palavra de ordem nesse momento é integração, temos que aproximar todos os segmentos de segurança do município para melhorar a qualidade de segurança de Queimados”, frisou a delegada.

Durante as discussões percebeu-se a demanda na atuação de ações contra a violência fora da escola. Essas estratégias serão criadas a partir dessa semana para a atuação nos intervalos de cada turno escolar, tanto nas escolas municipais, estaduais e particulares. Segundo a coordenadora do GGIM Queimados e subsecretária de Segurança, Transporte e Trânsito, Cristina Quaresma, são nas reuniões que percebemos as necessidades dentro do município. “Hoje tivemos a demanda de elaborarmos ações fora das escolas com esses jovens. As reuniões são essenciais para melhorarmos a qualidade do município. A cada encontro fico entusiasmada para ajudarmos as vidas de pessoas que precisam de medidas sociais. Nosso objetivo é ser um segundo Macaé”, brincou Cristina ressaltando que Macaé é o município no Rio de Janeiro que tem maior excelência no GGIM.

Vale ressaltar que as ações realizadas pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal não substitui o planejamento municipal de segurança pública da Prefeitura de Queimados, mas sim auxilia. Os interessados em saber como funciona o GGIM podem participar das reuniões que acontecem toda última terça-feira do mês no 24º BPM (Queimados), que fica na Rua Tenente Jerônimo, s/nº, Fanchem. As reuniões são abertas à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.