terça-feira, 19 de julho de 2011

Caps e Capsi de Queimados realizam “Arraiá” para pacientes

A Coordenadoria de Saúde Mental de Queimados, através dos Centros de Atendimento Psicossociais e Infantil (Caps e Capsi), residências terapêuticas e ambulatórios de Saúde Mental, realizou na tarde desta segunda-feira, dia 18 de julho, uma verdadeira festa Julina para os cerca de 80 pacientes de unidades de tratamento psiquiátrico da cidade. A festa, que contou com barraquinhas de comidas típicas, quadrilhas e brincadeiras, reuniu familiares dos usuários das unidades de atendimento psicossociais e funcionários da Coordenadoria para uma confraternização no melhor estilo “Arraiá”, na Vila Olímpica do município.

Para o psicólogo, Guilherme Sanz, que atua no atendimento a dependentes químicos e casos de alcoolismo, a festa faz com que os pacientes se relacionem melhor com outras pessoas, o que é benéfico para o tratamento. “O Arraiá funciona basicamente como uma terapia para os pacientes. É importante que eles tenham contato com a comunidade de uma forma geral, porque isso faz com  interajam com outras pessoas facilitando o tratamento terapêutico”, explicou Guilherme Sanz, um dos responsáveis pela organização da festa.

Segundo Sanz, a estimativa é que cerca de 10% da população local sofra com transtornos psiquiátricos como esquizofrenia, por exemplo.  “Muitos casos que chegam a nós vêm de clínicas psiquiátricas. Sempre orientamos as famílias que tenham esses casos dentro de casa para que procurem uma unidade de saúde mais próxima para obter informações sobre o tratamento”, ressaltou o psicólogo. Atualmente, a Prefeitura de Queimados atende mais de 200 pacientes nos Caps e Capsi - atendimento de crianças até 12 anos - e 15 nas duas residências terapêuticas do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.