segunda-feira, 25 de julho de 2011

Integrantes do "Repórter Jovem Cidadão" entrevistam delegada da 55ª DP (Queimados)

Como diz o manual do bom jornalismo, a curiosidade é fundamental para o repórter que busca uma grande história. Neste sábado, dia 23 de julho, 10 adolescentes de Queimados, que fazem parte do projeto “Repórter Jovem Cidadão”, demonstraram ter potencial para se tornarem repórteres de talento. Foi com essa curiosidade, tão necessária para um bom repórter, que os integrantes do projeto, administrado pela Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito de Queimados em parceria com o Pronasci – Mulheres da Paz e PROTEJO, realizaram a 2° edição do “Repórter Jovem Cidadão” entrevistando a delegada da 55ª DP (Queimados), Juliana Emerique Amorim, no 24° BPM (Queimados). No melhor estilo “coletiva de imprensa”, à frente do entrevistado, os jovens fizeram perguntas de cunho pessoal ligadas à família, hobbys, medos e perigos da profissão. 

Sempre focando o lado pessoal do entrevistado, o objetivo da bateria de perguntas dos jovens foi de conhecer melhor a mulher que está por trás do cargo de delegada. Saber como é a autoridade policial em casa com seus filhos, por exemplo, foi apenas uma das mais de 20 perguntas feitas à delegada.  

Simpática, a delegada respondeu todas as perguntas dos jovens sempre de bom humor. Quando perguntada sobre o início de sua carreira na Polícia, Juliana Amorim até então magistrada na época, resumiu sobre a escolha da profissão. “A partir de 2001, comecei a prestar concurso público até me decidir pela profissão. Meus colegas de curso prepatório até  brincavam comigo falando que eu tinha cara de delegada. Em 2002, assumi o cargo de delegada da 55° DP. Parecia que eles já sabiam sobre o meu futuro”, brincou a delegada Amorim sorridente.   

Já sobre sua relação amorosa, a delegada desconversa e explica não ser tão durona quanto pensam. “As pessoas acham que por ser delegada, tenho que ser durona. No trabalho, posso até ser às vezes, mas em casa não”, comentou Emerique, que está noiva e pretende se casar até o final desse ano. Sobre o que pensou a família quando soube da escolha de profissão perigosa, ela conta que no começo a família não foi muito a favor. “No começo, eles não gostaram muito da ideia de eu ser delegada por ser uma profissão muito perigosa. Agora, eles já entendem e dão total apoio”, respondeu.

Na ocasião, os jovens repórteres apresentaram ainda o perfil do entrevistado da 1ª edição do projeto, o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos. Os entrevistadores deram suas opiniões sobre o que acharam da pessoa que possui o cargo de prefeito. “Após a entrevista, vi que o município de Queimados está em boas mãos. Está nas mãos de uma pessoa honesta, pai de família e que vê nossa cidade como seu próprio filho”, contou Raphael Santos, de 18 anos, um dos jovens que participaram da 1° edição do Repórter Jovem Cidadão.

Para próxima edição do projeto, não há ainda uma data definida e uma personalidade escolhida. Tudo o que acontece sobre o projeto “Repórter Jovem Cidadão” pode ser visto no próprio blog: http://www.reporterjovemcidadao.blogspot.com/    

Ação Comunitária no Tri-Campeão

No mesmo dia (23/07), a Prefeitura de Queimados, através das secretarias municipais, realizou mais uma Ação Comunitária. Desta vez, o bairro Tri-Campeão foi o escolhido. Realizada na Escola Municipal Francisco Manoel Brandão (Rua Félix, n° 7), a ação disponibilizou serviços gratuitos como retirada da primeira via de identidade e carteira de trabalho, cadastro para o programa Bolsa Família, vacinação, corte de cabelo, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.