sábado, 9 de julho de 2011

Mais de 200 pessoas participaram da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Mais de 200 pessoas participaram da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa neste sábado, 09 de julho, no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha, em Queimados. O evento foi promovido pela Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso.

A II Conferência Municipal segue o tema proposto pelo Conselho Nacional de Direitos do Idoso, que realizará a Conferência Nacional de Direitos da Pessoa Idosa no mês de novembro, no Distrito Federal. “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”, sugere a participação de toda a sociedade (idosos, gestores das políticas e conselheiros), em prol da consolidação dos direitos do idoso. .

A abertura do evento contou com a apresentação cultural do grupo de idosos da cidade, dirigido pelo coordenador Municipal de Políticas de Queimados, Professor Antônio Amorim, e homenagens a colaboradores da Prefeitura e representantes da sociedade civil, com destaque nas ações voltadas para a defesa dos direitos dos idosos, através de moções de aplausos. Participaram também da mesa de debates o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, a delegada da 55ª DP de Queimados, Juliana Emerique de Amorim, a secretária de Promoção da Cidadania, Pastora Edna Rodrigues, o vice-prefeito, José Alves de Carvalho, e o prefeito do município de Queimados, Max Rodrigues Lemos.

Após agradecer a presença dos idosos enfatizou a importância de promover políticas públicas voltadas para a terceira idade com responsabilidade. “Durante a execução dos apartamentos do “Minha Casa, Minha Vida”, nós fomos avisados que seríamos obrigados a destinar 3% das moradias para idosos. Fomos além, hoje 15% dos nossos apartamentos são destinados aos idosos de Queimados”, destacou Max. 
   
A presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Terceira Idade do Estado do Rio de Janeiro, Maria da Penha Silva Franco, participou do encontro e presidiu a Conferência Magna, ressaltando pontos importantes a serem discutidos na ocasião. “Sabemos que o país ainda está nos devendo no que diz respeito ao cumprimento do Estatuto do Idoso e outras questões básicas. Ainda estamos atrasados, mas o município de Queimados está de parabéns por ser um dos municípios mais participativos e atuantes do Estado do Rio de Janeiro”, destacou Maria da Penha, que tem 75 anos e é superintendente de Políticas para a Pessoa Idosa, ligada à Secretaria do Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

Ao final do encontro, foram eleitos 13 delegados que representarão Queimados na conferência Regional, que acontecerá nos dias 20 e 21 de julho, em Nova Iguaçu. O Professor Antônio Amorim, Cláudia Carlos Peixoto, Antônio José de Assis - mestre cumprido e Amanda Luiza da Silva serão os representantes da Prefeitura de Queimados. Marlene Barroso da Cruz, Amilton dos Santos, Maricéia Pelúzio Aragão, Margarida Francisco Jorge Vicente, Andrea Toledo da silva Amorim Alves, Telma Pereira Vitório da Silva, Sebastiana Conceição Castilho, Israel da Silveira Goulart e Flávio Sousa Silva serão os representantes da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.