segunda-feira, 4 de julho de 2011

Queimados sedia 3° Torneio Inter-Regional de Judô

Mais de 1.500 judocas de 30 agremiações suaram o quimono neste final de semana (02 e 03/07) em Queimados. O número foi alcançado por conta da realização do Torneio Inter-Regional de Judô, sediado pela terceira vez no município, no Ginásio Municipal Metodista.   

A competição, que ocorreu através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Queimados e a Federação de Judô do Estado do Rio de janeiro (FJERJ), possibilitou que judocas de diversos municípios do estado do Rio tivessem a chance de pontuar na classificação geral do ranking estadual. O Inter-Regional serve como uma etapa seletiva de judocas que farão parte da equipe carioca de judô, Judô Rio, na disputa do Campeonato Brasileiro. 

Ao todo, os 16 melhores atletas de cada categoria são selecionados de acordo com sua pontuação no ranking da FJERJ, ao longo do ano. Dividido em três circuitos: Alto Rendimento (02/07), Nova Geração e Veteranos (03/07), o torneio reuniu seis categorias - masculino e feminino - de sub-13 a sub-23 mais a sênior (acima de 24 anos).

Durante a competição, destaque para os judocas das agremiações do Instituto Reação, que tem como um dos fundadores o medalhista olímpico, Flávio Canto, o Clube de Regatas do Flamengo, Fluminense Futebol Clube, Brasil Vale Ouro, da empresa de mineração Vale, Clube Judô Pinheiro, de Nova Iguaçu, e a Universidade Castelo Branco (UCB).          

O ex-técnico da seleção brasileira de Judô entre os anos de 1978 a 2000, Geraldo Bernardes, comentou sobre a nova geração de judocas e o crescimento do esporte com a proximidade dos Jogos Olímpicos. “O Brasil hoje é uma referência lá fora quando se trata de Judô. Foi daqui que saíram grandes campeões como Aurélio Miguel, Flávio Canto e João Derly, por exemplo. Não temos muita estrutura, mas nós brasileiros ganhamos muito no quesito dedicação e disciplina”, comentou Bernardes, que já participou de quatro olimpíadas e foi técnico do judoca Flávio Canto.

“Na minha época era muito difícil praticar o Judô, porque infelizmente a sociedade via com maus olhos. Só para ter uma idéia, eu praticava sem que meu pai soubesse. Hoje não, o esporte já está mais difundido só que, infelizmente, faltam incentivos e patrocinadores”, observou o ex-técnico da seleção, que atualmente dirige o Instituto Reação.

Classificação geral de medalhas por agremiações:
1° lugar - Instituto Reação / Medalhas: Ouro - 44; Prata - 32; Bronze - 40

2º lugar - Clube de Regatas do Flamengo / Medalhas: Ouro - 33; Prata - 29; Bronze - 31
  
3° lugar - Brasil Vale Ouro / Medalhas: Ouro - 32; Prata - 27; Bronze - 56

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.