quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Escolas de Queimados ganham biblioteca com mil títulos cada

Hoje foi dia de festa na Educação em Queimados. Todas as 28 escolas da rede municipal de ensino receberam uma biblioteca com mil títulos cada. Trata-se do projeto “Ler, escrever e sonhar é só começar”, da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do projeto é incentivar cada vez ais a leitura nas unidades escolares possibilitando um melhor aprendizado. Os livros atendem alunos da Educação Infantil ao segundo segmento do Ensino Fundamental, com títulos como “Toque e Sinta – Amigos do Frio”, um livro interativo dedicado a crianças até sete anos, como “Senhora”, do escritor José de Alencar, que atende alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental, entre outros.

De acordo com o secretário de Educação, Lenine Lemos, ao assumir a pasta, ele traçou algumas metas que visam a melhoria da qualidade de ensino nas escolas da rede, bem como recuperação da rede física, como reforma das escolas, melhoria salarial e incentivo aos professores, como cursos e jornadas pedagógicas.

“Traçamos várias metas para a Educação na nossa cidade, que vão desde a melhoria física das escolas, à valorização do professor. Ainda há muito por fazer, mas já avançamos muito na área da Educação. Hoje, como a entrega de 28 mil livros para as escolas, estamos dando mais um passo na melhoria do nosso ensino. É uma data muito importante porque estamos proporcionando uma viagem aos nossos alunos, que terão mais acesso à leitura e, consequentemente, novas experiências”, frisou o secretário.

Com a inauguração das bibliotecas – um investimento de R$ 600 mil – os 16 mil alunos da rede municipal de ensino de Queimados terão acesso a um acervo que inclui clássicos da literatura. E não pára por aí. No próximo ano serão adquiridos outros 28 mil novos títulos e cada escola terá um acervo de dois mil livros. De acordo com o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, a aquisição dos livros é um ganho que não tem como ser medido para os alunos.

“Ter acesso a leitura é ampliar os horizontes, é fazer uma viagem que só a leitura permite. São inúmeras as possibilidades quando se tem um livro na mão. As crianças de Queimados agora vão poder aprender mais e melhor e esse é um compromisso que tenho com a cidade”, ressaltou Max Lemos.



“Crônicas para a Cidade Amada”

A data foi marcada também com o lançamento do livro “Crônicas para a Cidade Amada”, do jornalista e escritor Arnaldo Niskier. O autor reuniu crônicas das 92 cidades do Estado para compor o livro. O texto dedicado a Queimados tem como título “O pica-pau verde e amarelo” e foi escrito pelos professores Silas Ramos e Ângela Lima. Moradores de Queimados, os professores se sentiram honrados em poder participar de um projeto grandioso.

“Estamos muito felizes e honrados em fazer parte de um projeto que tem o alcance que este livro tem. Também ficamos surpresos porque pensamos que era uma crônica para um projeto municipal e aí veio a surpresa de que seria para um projeto de Arnaldo Niskier. Não somos nascidos em Queimados, mas vivemos toda nossa vida na cidade e falar sobre ela foi um prazer”, frisou Ângela Lima.

O jornalista e escritor Arnaldo Niskier não pode estar presente na solenidade, mas mandou o coordenador do projeto “Crônicas para a Cidade Amada”, Fernando Soares, representá-lo e enviou um recado aos queimadenses.

“Me sinto muito gratificado e honrado em estar diante de uma iniciativa como essa. Não é todos os dias que vimos uma rede de ensino ganhar de uma só vez 28 bibliotecas. Fico muito feliz em saber que o lançamento do meu livro na cidade ocorreu junto com uma iniciativa tão importante para a educação da cidade”, ressaltou o escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.