segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Queimados recebe o projeto mineiro Cine Sarau Petrobrás

Queimados neste sábado, 06 de agosto, recebeu na Praça dos Eucaliptos, o projeto itinerante patrocinado pela Petrobrás, Cine Sarau. O projeto tem principal objetivo ir a diversos municípios no Brasil carentes de cultura, agregando grupos locais. No município foi apresentado o documentário “Lixo Extraordinário” e uma apresentação do grupo de percussão Tambolelê. O grupo de teatro local Queimados Encena, também apresentou o espetáculo “O Inspetor Geral”.

O projeto Cine Sarau Petrobrás nasceu em Minas Gerais em 2006 com foco em fomentar cultura em municípios espalhados pelo Brasil, onde há uma deficiência cultural. O projeto leva sempre um documentário, filme ou peça teatral nesses locais acompanhados de algum grupo cultural de Minas Gerais. O município beneficiado tem a oportunidade de realizar uma apresentação cultural de alguma instituição local.

O coordenador do Cine Sarau Petrobrás, Athos Souza, diz que o projeto é muito importante para a inclusão cultural. “Infelizmente vemos locais que a cultura passa longe e fico feliz por Queimados ter nos recebido tão bem. Percebi que apesar de ser um município pequeno o governo tem se preocupado com a questão cultural. Viemos para fomentar a cultura em todos os locais e me satisfaço quando vejo uma praça cheia como está aqui”, frisou o coordenador.


O evento deu início com a apresentação da peça “O Inspetor Geral” que conta a história do desespero de governantes de uma cidadezinha do interior que vive em pura corrupção pela notícia da visita do Inspetor Geral do estado que irá vistoriar toda a cidade. Durante a peça os governantes tentam arquitetar idéias de como irão recepcionar o tal inspetor disfarçando as grandes falcatruas da cidade.


Após o espetáculo, o grupo de percussão Tambolelê, apresentou músicas de autoria próprias. Um dos criadores e coordenadores do grupo, Santoni, diz que “o diferencial do grupo é que os instrumentos são criados com materiais que ao ver de todos seriam descartáveis”. O grupo Tambolelê apresenta músicas afro-mineiras.

O documentário “Lixo Extraordinário”, que tem duração de 90 minutos e direção de Lucy Walter e conta o trabalho do artista plástico Vik Muniz no maior aterro sanitário da América Latina: o Jardim Gramacho, localizado no município de Duque de Caxias, fechou o evento.

O projeto Cine Sarau Petrobrás já á percorreu 300 municípios em 18 estados.

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.