segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Queimados dá início à campanha “Dez minutos contra a dengue”

A Prefeitura de Queimados, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, através das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, deram início à Campanha “Dez Minutos contra a Dengue” neste sábado, 22 de outubro, na rede municipal de ensino e em alguns bairros da cidade. O lançamento da campanha aconteceu na Escola Municipal Leopoldo Machado e em seguida agentes de saúde da Divisão de Controle de Vetores (DCV) de Queimados se dividiram em grupos para percorrer os bairros mais próximos à escola, que foram identificados pela própria Secretaria de Saúde como locais de maior risco de proliferação da doença, como o Santa Catarina e Vila Pacaembu.

A campanha “Dez Minutos contra a Dengue” tem o objetivo de incentivar gestores, professores, alunos e familiares a adotarem práticas rotineiras de combate aos possíveis focos do mosquito transmissor nas escolas, nas casas, empresas, escolas, órgãos públicos e o maior número de outros ambientes possíveis.

Na ocasião, os agentes distribuíram filipetas informativas de combate ao mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypt, visitaram residências para recolher pneus usados – que geralmente acabam servindo como criadouros do mosquito – e aplicaram as telas protetoras em caixas d’água que estavam destampadas ou cobertas irregularmente. À exemplo da dona de casa Jurema Aparecida do Carmo, de 49 anos, que estava com a caixa d’água e o quintal com focos do mosquito. “Eu já tive dengue três vezes só no ano passado. O meu medo maior é porque aqui tem criança e idoso, mas agora com a visita dos agentes estou mais tranqüila e já sei as medidas que preciso tomar”, contou aliviada a dona de casa.

A iniciativa divulga e sensibiliza todos os segmentos da população para que uma vez por semana, durante 10 minutos, todos façam o trabalho de prevenção contra o mosquito transmissor da dengue. Mais de 350 pneus foram recolhidos e um pouco mais de 400 casas foram visitadas só neste sábado. Os agentes fazem o controle dos vetores diariamente através da eliminação de todos os focos do Aedes aegipty nas diversas localidades do município e continuam intensificando as ações de eliminação do mosquito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.