quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Queimados recebe segunda palestra do Ciclo sobre Zoonoses

Em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Queimados recebeu nesta quarta-feira, 26 de novembro, a segunda palestra do Ciclo de Palestras sobre Zoonoses. Desta vez o tema em destaque foi “Raiva dos Herbívoros”. O evento aconteceu no auditório do Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID).

Agentes da Vigilância Sanitária, da Vigilância Epidemiologia e da Secretaria Municipal de Saúde juntos com os produtores rurais do município, assistiram a palestra do agente do Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, Julio Cicarino. Durante a palestra, foram abordados assuntos como os riscos de contamimação pelo vírus da raiva, controle de morcegos em abrigos que são os principais propagadores do vírus para animais de propriedades rurais e fontes de alimentação pelo Serviço Oficial e de Educação Sanitária.

O zootecnista da Secretaria Municipal de Agricultura, Tarcísio Moura, enfatiza que pesquisas mostram que o índice de raiva em herbívoros está crescendo na região, mas que Queimados felizmente não tem nenhum caso registrado. “A raiva é uma doença que não tem cura, por isso deve ser muito bem prevenida. Ela é transmitida através da saliva para os mamíferos, que pode ser transmitido para o homem. Os produtores devem ter grande cautela, apesar de não termos índices da doença aqui no nosso município”, frisou o zootecnista.

Segundo o Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, o município mais próximo de Queimados a ter o caso de raiva em animais é Seropédica. Vale ressaltar que no Brasil há cerca de 190 espécies de morcegos, mas apenas três são hematófagos, ou seja, que se alimentam de sangue e transmitem raiva.

É importante frisar que se alguma pessoa tiver contato com animais raivosos, ela deverá procurar, o mais rápido possível, uma unidade de saúde do município para ser vacinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.