segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Queimados é contemplado com o projeto Cultivar, que reflorestará mais de 1 milhão de m² às margens do Rio Guandú

Pensando no desenvolvimento econômico da cidade de Queimados, mas também na importância de preservar o meio ambiente, na manhã desta segunda-feira, dia 28 de novembro, foi lançado na bacia hidrográfica do Rio Guandú o projeto “Cultivar”, da empresa de mineração MMX, pertencente ao Grupo EBX. Com um investimento de R$ 4 milhões, o projeto, que faz parceria com a Prefeitura Municipal de Queimados, FIRJAN e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), tem como objetivo reflorestar uma área total de 1 milhão de m² às margens do Rio Guandú em 3 anos.   

A área de plantio, cedida pela Prefeitura, receberá 200 mil mudas de árvores nativas de 80 tipos de espécies da Mata Atlântica. No dia, cerca de 60 alunos da rede municipal de ensino participaram do plantio de mil mudas na região. Dos três anos de funcionamento do projeto de reflorestamento, um ano será destinado apenas para plantio e outros dois na manutenção da área de preservação ambiental.         

O prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, falou sobre a importância do reflorestamento às margens do rio Guandú e agradeceu às instituições envolvidas no projeto de reflorestamento. “Falamos em reflorestar uma área com mais de 1 milhão de m² à beira de um rio que abastece 80% da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ou seja, é uma grande iniciativa em defesa do meio ambiente de nossa cidade. Agradeço a empresa MMX e a todos os envolvidos por escolherem nosso município para desenvolver um projeto tão importante de preservação ambiental”, comentou o prefeito.

Max Lemos comentou ainda sobre a importância do desenvolvimento sustentável no município. “Vivemos um momento de grande desenvolvimento econômico. Só em 2011, recebemos mais de R$ 1 bilhão de investimentos privados em nossa cidade. Mesmo num boom industrial que a cidade vive é possível crescer de forma sustentável e preservando o meio ambiente”, ressaltou. 

O lançamento do projeto contou ainda com a participação do secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Getúlio de Moura, do diretor de operações portuárias da MMX, Luciano Ferreira, e do conselheiro da Regional FIRJAN Baixada, Carlos Aguiar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.