sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Queimados sedia 2ª oficina do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Rio de Janeiro

Grupos de trabalho de todo o estado participaram das oficinas de elaboração de diagnóstico para identificação de problemas e levantamento de possíveis soluções
Provando mais uma vez que a Prefeitura de Queimados está cada vez mais engajada em realizar o sonho da casa própria para todos, a cidade sediou a 2ª Oficina do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 18 de novembro, no Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha.

Na ocasião estiveram presentes o secretário de Habitação do Estado e atual presidente do conselho gestor do Fundo Estadual de Habitação e Interesse Social (Fehis), Rafael Picciani, o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, e o Coordenador Técnico das oficinas de trabalho, Adauto Cardoso, além de representantes de diversas regiões do Estado.

O Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Rio de Janeiro visa diminuir o déficit estadual, que é de aproximadamente 500 mil unidades habitacionais e assegurar que o acesso da população carente à moradia digna seja garantido e que cada município defina estratégias e ações para a promoção do direito à moradia e do direito à cidade.

Para o novo secretário de Habitação do Estado, Rafael Picciani, a questão da moradia tem sido tratada nas três esferas de governo (municipal, estadual e federal) de maneira muito responsável e inédita na história política do país. “O programa Minha Casa, Minha Vida deve ser motivo de orgulho de todos os brasileiros. Eu não tenho dúvida de que é um dos carros chefes da presidente Dilma e de todo o Estado do Rio também. O Minha Casa, Minha Vida II foi apenas mais uma prova de sucesso do programa”, lembrou o secretário, após ter mencionado a assinatura do termo de adesão ao programa Minha Casa, Minha Vida II por 49 prefeitos fluminenses em Mesquita nesta última quinta-feira.

O prefeito Max Rodrigues Lemos destacou também a união entre governo Federal, Estado e Município. “Nós já entendemos que precisamos caminhar juntos. Nós, o governador Sérgio Cabral e a presidente Dilma. Estamos todos com os olhos voltados para atender o maior número de famílias possível a ficarem cada vez mais próximas de realizar o sonho de ter uma casa própria”, concluiu Max.

Dos pontos críticos da cidade levantados no encontro, a questão do abastecimento de água e do índice da pobreza foram um dos mais lembrados e soluções também já foram sugeridas. Segundo o coordenador técnico das oficinas de trabalho, Adauto Cardoso, mais de 12% da população de Queimados sofre com a questão da infraestrutura nas moradias e 37% das pessoas estão abaixo da linha da pobreza. “Sabemos que esses dados são assustadores e que, apesar disso, podem ser considerados furados porque são oriundos do Censo 2010. Vale lembrar que o Censo 2010 não vai até as áreas de risco, por exemplo, aonde podemos constatar que existe um grande número de famílias inteiras vivendo sob condições mais adversas. Uma das soluções que Queimados encontrou foi oferecer conjuntos habitacionais de qualidade beneficiando as pessoas que mais precisam”, concluiu o coordenador.

A elaboração do Plano está dividida em três etapas que estão em execução e têm o prazo de 10 meses. A proposta metodológica foi elaborada anteriormente, o diagnóstico do setor habitacional foi a etapa de Queimados e as estratégias de ação estão previstas para acontecerem no próximo dia 1º de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.