quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Porteira e Paraíso recebem caminhada contra a dengue em Queimados


Para combater a dengue na região da Porteira e do Paraíso – bairros com alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti –, voluntários e mais de 50 agentes da Divisão de Controle de Vetores e do Grupo Intersetorial de Combate a Dengue fizeram uma grande caminhada nas ruas dos bairros orientando a população sobre como verificar e eliminar os criadouros do mosquito, além de distribuírem materiais didáticos sobre o combate eficaz à doença.  A ação também serviu para intensificar o tema da campanha “10 Minutos Contra a Dengue” e o lema “Responsabilidade de todos nós”.

Ao longo do percurso os agentes conversaram com os moradores e esclareceram dúvidas que não pararam de surgir, como a da dona de casa Aline Cruz, de 29 anos, que adquiriu uma piscina recentemente e procurava informações de como tratá-la corretamente. “É ruim desperdiçar água, então agora eu já sei que posso tratá-la com cloro e limpando regularmente”, destacou a moradora do Paraíso, que possui um dos índices mais altos de infestação do mosquito, 2,60% de acordo com o último Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) – realizado no último mês de outubro.

A campanha leva o tema “10 Minutos Contra a Dengue”, pois o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti, do ovo até a fase adulta, leva cerca de sete a 10 dias. Sendo assim, se o morador verificar uma vez por semana e eliminar os criadouros, o ciclo será interrompido, a fim de evitar novos nascimentos de mosquitos. Em 2012 o número de caso de dengue deve ser elevado com a chegada do “vírus 4”, já que a maioria dos brasileiros não tem defesa contra esse tipo de vírus. Para denunciar algum foco ou receber algum tipo de orientação ligue para o SOS DENGUE (21) 2665-3939.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.