terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Queimados planeja ações de combate à dengue para o ano de 2012

Fechando o ciclo de reuniões do Grupo Intersetorial de Controle à Dengue, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira, dia 27 de dezembro, a última reunião do ano da campanha “10 Minutos Contra a Dengue”. Realizado no auditório do Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID), o encontro teve como objetivo traçar metas e elaborar um plano de ação voltado ao combate do mosquito transmissor da doença, Aedes aegypt, para o ano de 2012. 

A intenção da reunião foi elaborar um plano de combate à dengue com a chegada do período considerado “crítico”, que é a estação do verão – clima propício para criadouros de ovos e, conseqüentemente, larvas do mosquito. Tal precaução é porque em 2012 o número de casos de dengue deve ser elevado com a chegada do “vírus 4”, já que a maioria dos brasileiros não tem defesa contra esse tipo de vírus.

Durante a reunião foram definidas ações de abordagem de moradores com materiais explicativos sobre os cuidados que devem ser tomadas no combate à proliferação do mosquito, de redução do índice de infestação do mosquito em regiões consideradas de risco, além de ações preventivas como controle e monitoramento através de visitas domiciliares feitas por agentes de endemia, por exemplo.

De acordo com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira)  – realizado no último mês de outubro –, o município de Queimados possui 2,60%. O número pode ser considerado moderado, uma vez que o percentual adequado é de 1,00%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).  Para denunciar algum foco ou receber algum tipo de orientação, os moradores de Queimados podem entrar em contato com o telefone SOS DENGUE (21) 2665-3939.

2 comentários:

  1. Parabéns à prefeitura de Queimados e Secretaria de Saúde.
    Tive o prazer de pela primeira vez utilizar os serviços do CETHID e me ver em um local dígno de receber gente, tanto pelas instalações, quanto pelo atendimento efetuado pelos funcionários.
    Um atendimento que podemos chamar de acolhimento; torço para que só venha melhorar.

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