terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Alunos do Projovem Trabalhador de Queimados participam de aula inaugural

Mais de duas mil pessoas lotaram o ginásio da Escola Municipal Metodista nesta terça-feira, 14 de fevereiro, para participar da aula inaugural do Projovem Trabalhador em Queimados. O programa, que é inédito na cidade, está oferecendo duas mil vagas em 27 cursos de qualificação profissional gratuitos. Na ocasião, o prefeito Max Rodrigues Lemos, esteve no local e conversou com alunos sobre as expectativas dos cursos.

“Fico muito feliz ao ver o ginásio cheio de jovens se interessando em estudar e cheio de planos para o futuro. Jovens que buscam uma qualificação para melhorarem a qualidade de suas vidas e de suas famílias. Queimados está vivendo um momento em que não poderia ser mais oportuno para os jovens que querem entrar no mercado de trabalho, com o número de empresas se instalando na cidade, por conta do Distrito Industrial, a capacitação dos jovens aumenta cada vez mais as chances de conseguirem uma colocação justa em qualquer emprego. É isso que queremos fazer: proporcionar oportunidades para todos”, destacou o prefeito.

O Projovem Trabalhador na cidade é uma parceria entre a Prefeitura de Queimados com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Mais de 1.500 alunos já se inscreveram nos 27 cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo projeto, a exemplo da moradora do bairro São Roque, Lidiane de Oliveira, de 18 anos. “Estava contando os dias para começar logo a estudar! Além de recebermos a bolsa e um lanche, fiquei bem feliz ao saber que teremos transporte gratuito para chegar à sala de aula”, revelou a aluna matriculada no curso de turismo.

Para a subsecretária de Segurança, Transporte e Trânsito e coordenadora do núcleo do Projovem em Queimados, Cristina Quaresma, investir na qualificação dos jovens é investir no futuro de toda uma cidade. “O envolvimento da juventude no projeto está muito grande e acredito verdadeiramente que estamos fazendo a diferença. Anteriormente os jovens não tinham oportunidades e agora com o projeto eles terão, inclusive um acompanhamento”, concluiu a subsecretária.

O programa será desenvolvido no espaço “Planeta Cidadão”, na Rua José Damasceno, nº 208 (antiga rua Urutu), no bairro Vila Tinguá, e é parte do Programa Nacional de Inclusão de Jovens do MTE. As aulas acontecerão em três turnos (manhã, tarde e noite) e os alunos contarão com transporte gratuito para chegarem à sala de aula. Os ônibus cedidos pela Prefeitura passarão pelos principais pontos da cidade para transportar os alunos até o Espaço Planeta Cidadão.

A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito continua recebendo inscrições para cadastro reserva. Para participar dos cursos gratuitos do Projovem Trabalhador, o candidato precisa ter idade entre 18 e 29 anos, estar em situação de desemprego e ser membro de famílias com renda per capita de até um salário mínimo, estar cursando ou tenha cursado o ensino fundamental. Esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio e não esteja cursando ou tenham concluído o ensino superior, ser residente no município de Queimados. De acordo com critério do MTE, 10% das vagas serão destinadas aos portadores de deficiência, que não possuam impeditivos para o desenvolvimento da atividade laboral.

Os cursos oferecidos são: auxiliar administrativo, almoxarife, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadorias, fotógrafo social, ladrilheiro, gesseiro, pintos eletricista, serralheiro, funileiro industrial, cuidador de idosos, cuidador de crianças (babá), porteiro, operador de microcomputador, telemarketing (vendas), recepcionista de hotéis, auxiliar de máquinas, operador de máquinas, laminador, manutenção industrial, eletricista, mecânico, carpinteiro, marceneiro, calceteiro e modelador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.